Adolescentes de unidades socioeducativas no Tocantins participam de palestras do livro “Namoro Blindado”

Encontro orienta os jovens em relação à vida amorosa e à constituição de uma família e de um lar estruturados

Imagem de capa - Adolescentes de unidades socioeducativas no Tocantins participam de palestras do livro “Namoro Blindado”

O trabalho da Universal dentro das unidades socioeducativas para menores de idade se intensificou em 2017. Durante 25 anos o programa foi desenvolvido no Rio de Janeiro e em São Paulo, e ao longo dos anos se expandiu para todos os estados do Brasil.
Em Tocantins, na região norte do País, o trabalho do grupo Universal Socioeducativo (USE) vem ganhando força há três anos. Recentemente, duas instituições do estado receberam uma ação muito especial, a palestra do livro “Namoro Blindado”, best-seller de autoria do casal Renato e Cristiane Cardoso.
A ação foi realizada em duas unidades na capital, Palmas: o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), onde os voluntários atendem, em média, 40 adolescentes, e o Centro de Internação Provisória (Ceip), onde cerca de 25 adolescentes recebem atendimento do grupo.
Tornar-se um jovem diferente
A ideia de levar a palestra para os jovens atendidos pelo grupo surgiu porque a maioria deles que cumprem medida socioeducativa têm problemas familiares que, na maior parte das vezes, refletem em um comportamento desestruturado.
O Pastor Sergio Costa do Carmo, responsável pela reunião da Terapia do Amor no estado, foi quem realizou as palestras para os adolescentes, pela primeira vez, em cada uma das unidades.
“Nós percebemos que muitos desses jovens são filhos de pais separados e já vieram de lares divididos. Alguns também foram vítimas de agressão na infância. Outra coisa relevante é que a vida amorosa é tratada com descaso por eles. Então, a palestra serviu para abrir a visão deles sobre o que é ter uma família estruturada e alicerçada”, explica.

O Pastor Sergio também comenta que os jovens são muito interessados em ouvir e aprender com o que eles têm a dizer.
“Durante a palestra, eles receberam o que falamos com se fosse um alimento, realmente. Naquele momento, cada um deles abraçou o ensinamento advindo do livro como um espelho para a vida. Em cada mensagem dada percebia-se que o Espírito Santo falava o que era preciso para que eles se tornassem diferentes, blindassem a vida amorosa deles e tivessem um namoro diferente. Acredito que esse trabalho que foi feito abençoará muitas famílias por meio da fé”, conta.
Orientação sobre a vida amorosa
Em ambos os encontros foi feito uma oração para que Deus abrisse o entendimento dos jovens que participavam das palestras e eles fossem verdadeiramente felizes na vida amorosa.
O responsável pelo grupo USE no estado, Pastor Rodrigo Araújo da Silva, explicou que a palestra é muito importante para os jovens porque orienta o comportamento deles em relação à vida amorosa e à constituição de uma família e de um lar estruturados.
“Muitos não recebem orientação dos pais quando começam a namorar. Outras vezes, são as escolhas e histórias de vida dos pais que não são exemplos. O livro vem para orientá-los, evitando futuras frustrações na vida amorosa. Por isso, é muito importante dar essa oportunidade aos jovens das unidades socioeducativas, para eles entenderem que mesmo tendo sido vítimas de um relacionamento malsucedido dos pais no passado, eles podem ser um exemplo para o/a cônjuge e filhos não cometendo os mesmos erros no futuro”, afirma.
Ao final das palestras, todos os adolescentes receberam gratuitamente um exemplar do livro “Namoro Blindado”.
Grupo Socioeducativo
Atualmente, as atividades desenvolvidas com os menores infratores são realizadas por 3 mil voluntários do grupo Universal Socioeducativo (USE), em 360 unidades socioeducativas das 476 existentes em todo o País.
Seja um voluntário do grupo e leve a Palavra para quem tanto precisa. Encontre aqui o endereço de uma Universal mais próxima de você e se informe com um pastor.

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas