Adeus homem velho, feliz homem novo

É hora da autoavaliação, de aprender com os erros e de decidir como agir em 2024

Imagem de capa - Adeus homem velho, feliz homem novo

Quantos planos você concluiu neste ano e quantos deixou no meio do caminho? O ano está acabando e, embora a autoavaliação constante seja aconselhável, esse período possibilita ver melhor o que deu certo nos últimos meses, o que deu errado e o que melhorar para o futuro. Portanto encontre um lugar onde não haverá interrupções e reserve um tempo para se avaliar. Não dê desculpas a si mesmo para adiar a tarefa. Se for preciso, durma mais tarde ou acorde mais cedo.

Sendo minucioso
Avaliar a si mesmo é uma ferramenta poderosa para alcançar o crescimento pessoal. Use um caderno e escreva preferencialmente à mão, com atenção ao que está escrevendo e aos seus pensamentos. Seja honesto consigo mesmo. Divida a análise nos seguintes temas:

– Vida amorosa: considere não só o estado atual dela, mas também o progresso ou o retrocesso ao longo do ano. Identifique conquistas e áreas que demandam atenção. Você e sua parceira têm mesmo uma aliança ou as brigas tumultuam a vida de vocês? Qual é a causa das discussões?

O que você sente falta neste relacionamento e em que pode melhorar? Não se furte a escrever tudo o que passa por sua cabeça. Os solteiros também devem avaliar sua vida amorosa;

– Vida profissional: analise metas, realizações e oportunidades perdidas. Registre os sucessos e os fracassos, por que eles aconteceram e o que você poderia ter feito diferente. Trace planos claros para aprimorar sua carreira no próximo ano;

– Saúde: considere hábitos alimentares, exercícios e cuidados preventivos. Identifique áreas que precisam de melhoria e estabeleça metas realistas para aprimorar seu bem-estar físico e mental. Lembre-se de fazer check-ups e exames de rotina, pois, sem saúde, aprimorar outras áreas da vida fica mais difícil;

– Vida acadêmica: se você estuda, como tem sido seu desempenho? Você está só empurrando com a barriga ou de fato aprende o que é ensinado? E, caso não esteja estudando, pergunte-se a razão disso. É possível se aprimorar profissionalmente participando de cursos de baixo investimento financeiro e até mesmo em casa. Estabeleça metas educacionais para o próximo ano com um passo a passo para garantir o sucesso nesta área. Busque explorar atividades que lhe proporcionem prazer e contribuam para o seu desenvolvimento pessoal e profissional;

– Vida familiar: analise a qualidade das relações e o tempo que tem dedicado à família. Identifique oportunidades de fortalecer laços familiares e estabeleça metas para uma convivência mais harmoniosa. Reserve momentos para atividades simples e prazerosas com a família, como passeios e conversas.

O mais importante
Por fim, avalie seriamente sua vida espiritual. Deus ocupa, de fato, o primeiro lugar na sua vida? Quantos compromissos com Ele você relevou em prol de outra atividade? Quantas vezes você ignorou Suas orientações para se render a prazeres mundanos? Você realmente vive o cristianismo ou cumpre apenas uma agenda religiosa e leva a vida espiritual no “piloto automático”?

Sempre é possível – e preciso – melhorar essa área. Estabeleça compromissos que fortifiquem seu espírito, como a leitura diária da Bíblia e a participação nas reuniões na Casa de Deus. Não espere 2024 começar para colocar tudo em prática.

Mãos à obra
Depois de se avaliar, cuide do que foi escrito: mantenha esse documento sempre por perto para consultá-lo e use-o como bússola que orientará o seu caminho na busca constante para se tornar um homem melhor.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: ValuaVitaly/getty images