Acolher e orientar: GSU promove ação sobre saúde mental na Estação Bresser-Mooca do Metrô

A estimativa é atender 5 mil pessoas na mobilização deste sábado, 24/1, com apoio de 50 voluntários, entre eles profissionais da saúde

Imagem de capa - Acolher e orientar: GSU promove ação sobre saúde mental na Estação Bresser-Mooca do Metrô

Como parte da campanha de conscientização do Janeiro Branco, o programa social GSU – Grupo da Saúde Universal – vai promover no sábado, 24/1, uma ação com atendimento gratuito voltado à saúde mental. Na entrada da Estação Bresser-Mooca do Metrô de São Paulo, das 8h às 12h, os voluntários estarão a postos para oferecer orientação psicológica e emocional e serviços como verificação de sinais vitais, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Cerca de 30 profissionais da saúde participam da inciativa, entre psicólogos (para adultos e crianças), clínicos gerais, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Esse trabalho, realizado tanto em locais públicos quanto em empresas que abrem suas portas ao GSU, está acontecendo em todo o território nacional desde o início do mês, em dias e horários definidos por cada localidade. 430 ações já foram realizadas, nos 26 estados e DF, com mais de 10 mil pessoas beneficiadas.

“Estamos comprometidos com a população ao entregar serviços gratuitos e suprir a carência dos menos assistidos e daqueles que normalmente não buscam ajuda psicológica por conta da rotina intensa, inibição ou preconceito. A nossa aproximação direta e pessoal com o público nos possibilita preencher essa lacuna com eficiência e eficácia, desencadeando um processo saudável e necessário na vida das pessoas”, destacou Jefferson Batista Torres, responsável pelo GSU.

A ação vai de encontro a uma realidade internacional que preocupa as autoridades de saúde. Um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que apenas 9% das pessoas com depressão recebem tratamento adequado. Uma outra pesquisa, feita nos Estados Unidos, revelou que 42% dos pacientes que chegam à emergência dos hospitais alegando dor no peito têm, na verdade, ansiedade grave. Ainda segundo a OMS, mais de 1 bilhão de pessoas convivem com problemas de saúde mental ao redor do mundo.

Agenda

Evento: Ação do GSU – Estação Bresser-Mooca

Endereço: Rua Ipanema, altura do número 686 – Mooca, São Paulo (SP)

Horário: 8h

imagem do author
Colaborador

UNIcom/ Foto: Arte Cedida