Abaixo de zero: voluntários da Universal enfrentam frio de -22º para levar alimento e fé na Rússia
Projeto “Coração de Ouro” ofereceu apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade em Moscou
Na manhã do dia 3 de fevereiro, às 7h (horário local), enfrentando um frio de –22 °C, voluntários da Universal se reuniram para promover mais uma importante ação do projeto “Coração de Ouro”, na Rússia, em prol dos necessitados.
A iniciativa foi realizada no Centro Temporário para Pessoas em Situação de Rua — também conhecido como Centro Comunitário — do bairro Ielavaisk, em Moscou, capital russa. A ação acontece no país há 10 anos e é realizada uma vez por mês, levando apoio físico e espiritual aos mais vulneráveis.
O que devemos destacar da ação
Durante a iniciativa, distribuíram-se mingau de arroz, pães, biscoitos e chá. Porém, além do alimento físico, os voluntários focaram no principal: compartilhar a Palavra de Deus com as cerca de 90 pessoas que estavam no local durante a ação social do projeto Coração de Ouro.
Vale ressaltar que, no rigoroso inverno russo, as maiores necessidades dessas pessoas são encontrar um lugar para se aquecer, lidar com os diversos problemas de saúde que surgem devido às baixas temperaturas e, muitas vezes, enfrentar a falta de alimentação básica para a própria sobrevivência.

Palavras do Pastor presente no dia
O Pastor Nicolai Dogateri conduziu todo o momento (de colete em foto acima) e fez questão de relatar como foi a experiência:
- “Está muito frio, mas nós, com muito amor, realizamos esse projeto. Os obreiros prepararam os alimentos bem quentinhos para distribuirmos aos necessitados.”
Alimento espiritual necessário
No encontro, a mensagem de fé compartilhada foi baseada em Isaías 57:15:
“Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.”
Por meio das Escrituras Sagradas, foi explicado a eles que, apesar de Deus ser o Todo-Poderoso e habitar nos céus, Ele também habita no meio daqueles que são humildes para pedir ajuda, para reconhecer que necessitam de um Salvador, e que, se por acaso eles estavam se sentindo abatidos em espírito por conta dos problemas e das dificuldades, Deus poderia ajudá-los, e que, por meio da fé, eles poderiam alcançar a mudança de vida e também a salvação da alma.

Embora a Rússia seja um país com forte tradição religiosa, muitos demonstram pouco conhecimento da Palavra de Deus e se surpreendem ao ouvir a mensagem transmitida com tanta clareza.
Inclusive, o Pastor Peterson Fragoso, responsável pelo trabalho do projeto no país, destacou que iniciativas como essa são de suma importância, primeiramente para o ganho de almas, e também para contribuir para a reabilitação dessas pessoas na sociedade, oferecendo não apenas assistência imediata, mas também a oportunidade de transformação de vida.
Mãos que ajudam

Posteriormente, na oportunidade, uma das evangelistas presentes, Svetlana Gregorivna (na ponta direta da foto), disse:
- “Eu estou aqui servindo a Deus, pois, quando servimos às pessoas, estamos servindo a Deus.”
- “Eu sempre estou evangelizando, alimentando as pessoas e falando de Jesus, mostrando que Ele é grandioso, que Ele é maravilhoso em nossas vidas e o que Ele fez por nós. Quando entendemos isso, nós O seguimos.”
Na sequência, a obreira Elena Gudmenka ressaltou:
- “Esse é um projeto maravilhoso, no qual ajudamos os necessitados, os que estão sofrendo, os que perderam suas casas e seus documentos.”
- “Toda terça-feira procuramos transmitir palavras de fé e apoio. O mais importante é que, quando estamos aqui, convidamos todos que têm o desejo de vir ajudar conosco. Estamos aqui semeando a Palavra de Deus.”
- “Cremos que cada um que ouve a Palavra se transforma e será salvo”, finalizou.
Sobre o trabalho do projeto na Rússia
Ao longo desses 10 anos de projeto Coração de Ouro, já houve diversos testemunhos de transformação. Inclusive, dezenas de pessoas conseguiram voltar para suas famílias e recomeçar suas vidas na sociedade; várias passaram a frequentar a igreja e algumas já se batizaram nas águas.
Inclusive, assista ao vídeo abaixo e confira como foi essa importante ação dos voluntários da Universal:
App da Bíblia Fiel
Por fim, acompanhe o versículo mencionado nesta matéria diretamente no app da Bíblia Fiel Comentada. Para isso, basta baixar agora mesmo e aproveitar todos os recursos, a qualquer hora e em qualquer lugar, de forma prática e acessível pelo seu celular.
Android – Clique aqui e faça o download agora!
IOS – Clique aqui e faça o download agora!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo