Rede aleluia
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 17 de Maio de 2018 - 03:05


ABADS celebra o “Dia da Família”

O evento reuniu mais de 600 pessoas. Veja como foi

No dia 10 de maio último, a Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (ABADS) promoveu uma grande festa para celebrar o “Dia da Família”.

O evento é o mesmo que era realizado anualmente em comemoração ao “Dia das Mães”, entretanto, desde o ano passado, a instituição achou melhor estender a homenagem a todos os familiares, por isso, instituiu o “Dia da Família”.

Rose Amorim (na foto ao lado), presidente da instituição, explica que eles entenderam que não era justo limitar essa data tão especial somente às mães, principalmente, porque, em muitos casos, são os avós, tios, pais e até vizinhos que acompanham e cuidam do aluno. Além disso, existem aqueles que são de abrigos, então, nada mais justo do que estender essa homenagem também aos cuidadores.

A comemoração foi realizada em dois turnos – para os alunos do período da manhã e depois da tarde – e contou com várias apresentações de músicas, dança e teatro, das quais todos os alunos puderam participar de alguma forma. Mais de 600 pessoas, entre alunos, familiares e funcionários participaram.

A presidente destaca ainda que o evento possibilita às famílias contemplarem o que a ABADS representa para elas. “Existem as famílias de sangue, que é a família natural, e aquelas famílias de amor, que a gente não escolhe, mas chegam à nossa vida. É assim que a gente entende que a ABADS faz parte da vida delas: é a família do coração, família de amor e de afeto”.

Todos os familiares que compareceram foram presenteados e foi feito um grande mural da família com fotos tiradas e reveladas, instantaneamente, durante a festa.

“Foi um momento de muita emoção, porque é nessa hora que as famílias veem o quanto temos carinho, o quanto os profissionais estão envolvidos com a criança, um momento em que a família vê a evolução do seu filho. Muitas pessoas chegam à ABADS desesperadas quando descobrem que o filho tem autismo ou uma deficiência intelectual, e aqui ela é acolhida, respeitada, orientada e inicia-se um longo tratamento. Ela encontra todo o atendimento aqui, mas ela também encontra amor, afeto e carinho”, declara a presidente.

Papel fundamental

Para Priscila Pernetti (foto abaixo), mãe do aluno Fernando Álvaro Pernetti, de 16 anos, a ABADS tem um papel fundamental no desenvolvimento do filho, que iniciou o tratamento na escola há cinco anos.

“A cada ano que passa, ele tem uma evolução considerável no desenvolvimento, na comunicação e interação com o próximo. Começou devagarinho, mas a escola sempre procurou respeitar o tempo dele”, destaca Priscila.

Quanto ao evento, Priscila declarou: “Foi maravilhoso, me emocionou muito. Pois, na simplicidade e inocência de cada criança e adolescente que se apresentaram ali, pudemos ver que vale a pena lutar e acreditar que eles são capazes. Foi muito gratificante ver a união dos profissionais com os alunos e familiares”.

Marcia Maria de Araujo Moraes diz que faz um ano que o filho, Gustavo Araujo dos Santos (foto abaixo, à direita), de 10 anos, estuda na ABADS, e está muito satisfeita com os resultados. “É muito satisfatório para nós, que temos crianças com deficiência, vê-las conseguir fazer uma apresentação como a que foi feita. É muito gratificante ver que, aos poucos, eles estão evoluindo”, declara.

A decoração e organização da festa foram feitas com muita dedicação pelos 105 funcionários que se uniram com o propósito de criar um ambiente bonito, festivo e caloroso, e as pessoas perceberam isso.

“A gente sempre procura falar da inclusão social como um tema muito atual e é isso que a gente pratica aqui na ABADS. A verdadeira inclusão, a inclusão familiar, a inclusão social. Foi uma tarde muito rica e de muita alegria”, finaliza Rose Amorim.

Para saber mais sobre o trabalho da ABADS, acesse o site da instituição, clicando aqui. Curta também as atualizações da página oficial no Facebook.


  • Por Jeane Vidal / Fotos: cedidas 


reportar erro