A tendência feminina ao drama
Sara se manteve escondida na tenda enquanto Deus desejava falar com ela. Que lições esse episódio traz?
Como você reagiria se um grupo de amigos batesse inesperadamente à sua porta? Você seria hospitaleira, deixaria seus afazeres para acomodá-los bem ou daria razões para que a visita fosse adiada? Normalmente, ao receber uma ligação em que alguém diz se pode ir naquele momento nos ver, nossos olhos percorrem a casa desorganizada, os cabelos desgrenhados, o notebook com aquele relatório esperando ser finalizado e, por mais que se tenha consideração pelo outro, a vontade é responder: “Pode ser outro dia?”
Na Bíblia, o capítulo 18 de Gênesis mostra a reação de Abraão e Sara à visita dos anjos. Ele foi hospitaleiro: correu, pediu que preparassem bolos, tomou a vitela, o leite e a manteiga. A Bíblia registra sua pressa em servir bem, acomodando-se junto aos visitantes, mensageiros de Deus, debaixo da árvore e ouvindo-os. E onde estava Sara, sua mulher? Essa pergunta foi feita a Abraão e a resposta foi: “Ei-la aí na tenda”. Ela estava perto, mas, ao mesmo tempo, muito longe. Ela estava paralisada pelo medo, pela vergonha ou por qualquer outro sentimento. Ela estava paralisada pelo drama.
Muitas mulheres pensam que drama é gritar e chorar, mas ele também se manifesta como um desespero interior que nos bloqueia até mesmo de fazer o que precisa ser feito – e essa é uma inclinação da nossa natureza feminina. Se os homens costumam ser práticos, as mulheres tendem a se guiar pelo que sentem. Agir com base nisso, porém, é perigoso. Sara perdeu a chance de ouvir o que o próprio Deus queria falar com ela, talvez por acreditar que apenas Abraão tinha méritos. Isso é algo que o drama faz: ele nos coloca na posição de vítima e nos rouba oportunidades.
Quantas vezes podemos estar, inconscientemente, repetindo esse mesmo erro, vivendo à sombra de outra pessoa ou fugindo do que rompe o nosso conforto emocional? A mulher forte e prática não é aquela que não sente medo, mas a que se pergunta o que precisa ser feito agora e age.
Sara poderia ter saído da tenda e se desculpado, mas preferiu ficar escondida. E você? Crê que Deus a escolheu e se desafia ou vive dentro de uma “tenda”? Aprofunde-se neste tema assistindo à série Mulheres da Bíblia, no UNIVER Vídeo. Acesse univervideo.com, busque por Temporada 2 (T2), episódio 3.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo