A separação pode provocar trauma nos filhos até a vida adulta

É o que mostra um estudo americano. Saiba mais

Imagem de capa - A separação pode provocar trauma nos filhos até a vida adulta

Uma separação traz dificuldades, transtornos e problemas em muitos aspectos. Além disso, é capaz de deixar traumas e feridas profundas no casal. Mas, se em adultos ela pode ter tantos impactos, imagine nos filhos, especialmente as crianças?

É o que revela um estudo americano, em que descobriram que pessoas que passaram pela experiência da separação familiar na infância têm níveis mais baixos de ocitocina. Ela é conhecida como hormônio do amor, da felicidade e da confiança.

De acordo com o psiquiatra Isaac Efraim, no quadro “Mistérios da Mente Humana”, apresentado no Fala Brasil, a quebra da estrutura familiar pode aumentar o nível de estresse nas crianças.

“Elas perdem referência de segurança, estabilidade, passa a se sentir num ambiente hostil e muitas vezes isso vira depressão”, explica.

Separados, mas unidos pelo bem dos filhos

Para os apresentadores da Escola do Amor, Renato e Cristiane Cardoso, essa situação pode, sim, se estender para a vida adulta. “Ela segurou tudo consigo, cresce e começa a ter dificuldades em se relacionar com outras pessoas”, fala Cristiane.

Portanto, para evitar isso, é preciso que os pais, mesmo separados, estejam unidos e com bom relacionamento pelo bem dos filhos. “Mais do que presentes, boas escolas, o filho precisa que os pais passem uma estabilidade emocional. Se vocês realmente amam o filho, vivam bem, ame o pai, a mãe dele. O que ele mais precisa é que vocês estejam bem, nada substitui isso”, orienta Renato.

Para mais dicas para uma vida amorosa e familiar de sucesso, participe das palestras da Terapia do Amor, que acontecem toda quinta-feira, às 10h, 15h e 20h, no Templo de Salomão.

Além disso, você também pode ir a Universal mais próxima de sua casa. Encontre o endereço aqui.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: Getty Images