A pedido da sogra, esposa é abandonada pelo marido no dia seguinte ao casamento

Conflito entre cônjuge e sogros é nocivo para o bom relacionamento do casal. Veja alguns conselhos para uma convivência harmoniosa

Imagem de capa - A pedido da sogra, esposa é abandonada pelo marido no dia seguinte ao casamento

Um dia depois do casamento, o marido tira a aliança do dedo e abandona a esposa, a pedido da própria mãe dele. Parece cena de ficção, mas a história é real e aconteceu recentemente. Em postagem numa rede social de vídeos, vista por milhões de pessoas, a recém-casada Jillian Diana revelou que o marido a deixou por causa da pressão da sogra. Uma vez que ela se mostrava muito enciumada com o fato do filho dar mais atenção à noiva.

Segundo Jillian, a mãe do noivo pediu ao filho que escolhesse entre as duas, no dia seguinte à cerimônia, realizada em uma praia no México. Ao retornar para casa, no Canadá, a família do noivo não permitiu que ela voltasse ao apartamento onde morava com ele. Então, Jillian tentou contato com o marido, que não a respondeu. E, descobriu que ele já havia até se mudado da cidade. Agora, ela pretende anular o casamento.

Mas, será que toda essa situação constrangedora poderia ter sido evitada? E, que a relação entre nora/genro e sogra/sogro pode interferir diretamente na vida de um casal?

Conflitos com os sogros

Pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que 3 em cada 4 casais experimentam conflitos com os sogros, sendo mais prevalentes as discussões entre sogras e noras. Esses conflitos são nocivos para a vida do casal. Pois, deixam um dos cônjuges em meio a um dilema: como agradar a um dos lados, sem prejudicar o bom relacionamento com a outra parte.

Eliane enfrentou essa mesma situação e pediu ajuda aos apresentadores do programa “Escola do Amor Responde , Renato e Cristiane Cardoso.

A sogra dela se mostrava carente e sempre buscava um atrito com a nora. Discutia, gritava e dizia que o filho abandonaria o casamento. Por sua vez, o marido de Eliane endossava que o casal poderia sim se separar, caso a esposa não tratasse bem a mãe dele (clique aqui para ouvir o podcast na íntegra).

Segundo Cristiane, é muito importante respeitar a sogra. Pois, por mais difícil que ela seja, é uma pessoa mais velha e mãe do cônjuge. Mas, também, porque bater de frente e continuar uma discussão não muda a situação.

“Fica chato porque o marido vai ficar do lado dela. E, não porque ela é mãe. Mas porque você também errou. Se você for uma mulher agradável e uma amiga para a sua sogra, o coração do seu esposo vai amolecer e você vai ter o que quer. Você tem que plantar boas sementes, ser uma pessoa sábia”, disse Cristiane.

Renato acrescentou: “Quando estamos próximos de alguém que tem esse comportamento, essa pessoa vai testar as nossas reações, a nossa índole, o nosso caráter. Ela provoca. Portanto, não vai ajudar reagir e brigar com sua sogra (…) Quando ela se meter na sua vida, você fala que vai considerar. Trate-a bem para você desviar aquela ira que sente (…) a decisão é sua”.

Veja abaixo algumas dicas para uma convivência harmoniosa:

Conquiste a sua sogra/o seu sogro: afinal, é você quem está chegando agora na família. Entrar em uma competição com eles ou tentar afastar o cônjuge da mãe/do pai não são atitudes sábias;

Aprenda com eles: aproveite esta ligação tão próxima que o(a) filho(a) tem com a mãe/o pai para tirar lições e conhecer melhor a pessoa com quem você pretende se casar — ou já casou;

Converse com o seu noivo(a)/cônjuge: dialogue com o seu noivo(a) ou marido/esposa sobre o que é aceitável e o que não é no convívio com os pais dele(a); encontrem o equilíbrio.

Essas e outras lições sobre os desafios da vida a dois podem ser aprendidas no livro “Casamento Blindado 2.0“, de autoria do casal Renato Cardoso e Cristiane Cardoso.

Terapia do Amor

Ademais, você pode participar da Terapia do Amor. As palestras orientam solteiros e casados sobre como utilizar a fé e os ensinamentos bíblicos para construir um relacionamento feliz.

A saber, os encontros acontecem às quintas-feiras, às 10h, às 15h e às 20h, no Templo de Salomão, em São Paulo. Em outros locais, consulte aqui o endereço mais perto da sua casa.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Getty Images