A oração é uma arma poderosa, mas por que não funciona na vida de muitos?

Saiba por quais motivos isso acontece e aprenda como ter mais resultados dela em sua vida

O Dia Mundial da Oração acontece toda primeira sexta-feira de março, conforme foi estabelecido em 1968. A ideia surgiu no século XIX, por meio de um grupo de mulheres cristãs dos Estados Unidos e Canadá. O objetivo era conscientizar as pessoas de que o ato de orar ia além de proferir palavras, mas também agir efetivamente no auxílio dos mais necessitados.

No Brasil, o Dia Mundial da Oração começou a ser celebrado a partir de 1938 por um grupo de cristãos de uma Igreja evangélica. Este ano a data cai na sexta-feira, 04/03.

O que faz a oração não ter resultado

A oração é uma arma poderosa para mudar os mais diversos tipos de situação, realizar milagres, obter respostas e ter paz. Mas por que existem pessoas que, mesmo orando, veem pouco resultado disso em suas vidas?

O Bispo Renato Cardoso ensina que existem três erros muito comuns que as pessoas cometem quando oram e que impedem a resposta de chegar. Veja:

Fazer vãs repetições

Você não fala com um amigo repetindo a mesma coisa várias vezes. Se fizer isso, as pessoas vão achar que você está maluco ou querendo irritá-las. Com Deus não é diferente.

“Muitas pessoas usam de repetições, falam de forma mecânica, pois aquilo se tornou um ritual, uma reza, as palavras não vêm do seu interior. Quando você ora, deve falar o que se passa dentro de você, com sinceridade. O Senhor Jesus deixou esta orientação, alertando que essa atitude não traz resultados (leia Mateus 6:7)”, explicou.

Ignorar a vontade de Deus

A Bíblia mostra que as pessoas erram pedindo segundo a própria vontade, como uma lista de desejos, e não se importam com a vontade do Altíssimo. Mas, como Jesus ensinou no Pai Nosso, antes de pedirmos qualquer coisa, devemos pedir que a vontade dEle seja feita em primeiro lugar.

“A maioria das pessoas só quer saber da própria vontade e se o Senhor não atende ainda fica chateada. Geralmente as pessoas não sabem o que pedem e não entendem que, assim, querem impor suas vontades a Ele. Por isso, antes de orar, procure saber qual é a vontade de Deus sobre isso”, diz.

Não apoiar o que pede na Palavra de Deus

Em que você se baseia para fazer seus pedidos? Quando você pede sem saber o que a Palavra diz a respeito disso, sua oração não tem fundamento. Mas quando ora com base bíblica, aquilo está prometido, a sua oração tem outro peso.

“Muitas pessoas terminam sua oração e ainda ficam ansiosas e preocupadas, pois não se baseiam no que está escrito. Se você não conhece a Palavra de Deus, não tem base para pedir. É como um advogado que não conhece as leis. Como ele vai basear seus argumentos diante do juiz?”, fala o Bispo.

Portanto, analise se você não está cometendo estes erros. Se estiver, pare, mude e terá melhores resultados das suas orações.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock