A obstinação de Saul

"Quanto mais Saul se apegava ao reino que já não era mais dele, mais ele se afastava de Deus, seus valores e da própria família"

Imagem de capa - A obstinação de Saul

Contrário ao que muitos dizem por aí, obstinação não é uma qualidade. Quando o profeta Samuel passou o recado de Deus para Saul, que Ele o havia rejeitado como rei, foi justamente por esse terrível defeito chamado obstinação.

Segundo o dicionário, obstinação é um apego forte e excessivo às próprias ideias através da teima e birra. Sabe aquelas pessoas que tudo tem que ser do jeito delas? Isso aí. Agora, repare o contraste com Davi, que queria fazer tudo de acordo com a vontade de Deus.

A obstinação parece uma qualidade porque dá a impressão de perseverança e determinação, mas não é. Aliás, ela está mais ligada com egocentrismo e até narcisismo.

Quanto mais Saul se apegava ao reino que já não era mais dele, mais ele se afastava de Deus, seus valores e da própria família. E, como todo narcisista, ele justificava isso porque queria “o melhor para sua família”.

Temos que sempre questionar nossas intenções: o que é maior, o meu sonho ou a minha família? O meu desejo ou a minha fé? O meu nome ou os meus princípios?

Saul vai ficar ainda mais insuportável nos próximos episódios da série Reis. E sabe o que é pior? Além de fazer daquilo que tem preço maior do que aquilo que não tem, a pessoa anula tudo de bom que um dia ela fez e foi.

imagem do author
Colaborador

R7 / Foto: Divulgação / Record TV