A obediência de Pedro e a pesca milagrosa

Cena da novela Jesus, da Record TV, emociona e traz reflexões sobre as condições para ver a provisão Divina

Imagem de capa - A obediência de Pedro e a pesca milagrosa

A reprise da novela Jesus, na Record TV, está emocionando novamente e despertando a Fé do telespectador com cenas que revelam o quanto o Senhor Jesus, quando esteve na Terra como figura humana, esteve próximo de seus seguidores e compadecido das necessidades deles.

Recentemente, foi exibido um dos capítulos mais marcantes da trajetória do Messias: a pesca maravilhosa, que pode ser lida no Evangelho de Lucas 5.1-10. Na cena, Jesus, interpretado por Dudu Azevedo, impressiona a todos com um dos muitos milagres que fez, desta vez, sobre a provisão Divina.

A trama narra uma ocasião em que os pescadores sofriam com a falta de peixes no mar da Galileia. Após trabalharem a noite inteira, não tinham pescado nada. Prestes a desistir da pescaria, Simão Pedro (interpretado por Petrônio Gontijo) – pescador que se tornaria um dos 12 discípulos – recebeu instruções de Jesus para que lançasse de novo a rede ao mar. Como ele era um experiente pescador, inicialmente não entendeu aquela ordem, mas, depois da pesca frustrada durante toda a noite, ele lançou mais uma vez a rede ao mar em obediência à Palavra do Mestre.

Em um barco próximo estavam outros dois pescadores: João (interpretado por Rafael Gevú) e Tiago Maior (papel de César Cardadeiro).

Eles estavam exaustos e cabisbaixos por também não terem pescado nada. Até que, de repente, as redes de todos se encheram de grandes peixes, como não se tinha visto antes, o que os deixou alegres e impressionados.

Veja o exemplo de Pedro que obedeceu e provocou a provisão Divina de forma abundante: grandes peixes romperam as redes e não cabiam em um só barco.

Pescadores de homens
A partir deste dia, Simão Pedro tornou-se um dos discípulos de Jesus, que passou a chamá-lo apenas de Pedro. Tiago Maior e João também receberam a missão do discipulado, como relatado nas Escrituras Sagradas: “E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram.” (Lucas 5.10-11).

Jesus espera que você lance a sua rede
A pesca era o trabalho daqueles homens, o ganha pão deles e, embora tivessem trabalhado a noite toda lançando as redes, nada haviam apanhado e, por isso, certamente estavam frustrados por não verem o resultado de seus esforços.

Se nos colocarmos no lugar daqueles homens podemos imaginar a preocupação que sentiam. Isso acontece com qualquer um de nós em momentos de dificuldade. Naquela ocasião, Jesus sabia da frustração e tinha o poder de em um “estalar de dedos” fazer inúmeros peixes aparecerem imediatamente. Contudo Ele não deixou que algo que fosse tão urgente para eles tomasse o lugar do essencial.

Primeiramente, Jesus quis ver a obediência de Pedro, que já tinha lançado a rede várias vezes.

Se você estivesse naquela situação teria obedecido e jogado mais uma vez a rede ao mar ou teria se justificado com o fracasso das outras vezes e o cansaço físico, por exemplo? Pedro conhecia bem o mar, mas respondeu a Jesus da forma como agrada a Deus, com obediência:

“Sobre a Tua Palavra lançarei a rede.” Em outras palavras, Pedro confiou e obedeceu.

Podemos entender então que quando Jesus entra no barco, que hoje é representado por nossa vida, vencemos todas as dificuldades, mesmo que a princípio só vejamos frustrações. Ele nos concede o que necessitamos, mas, para isso, precisamos obedecer e confiar nEle.

Portanto, Jesus quer ver a sua obediência à Palavra dEle por meio de suas atitudes de Fé. Jogue a rede no alto-mar da vida, praticando os ensinamentos do Mestre. Ao entregar a Ele sua vida, o milagre virá como resultado.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Fotos: Blad Meneghel