A maior crise que a sociedade enfrenta atualmente

O mundo sofre uma crise de confiança e de credibilidade. As pessoas estão cada vez mais descrentes, desconfiadas umas das outras e delas mesmas. Isso é perceptível no dia a dia e se manifesta em todos os tipos de relacionamentos e até na vida profissional.

É impossível ter confiança sem a verdade, pois a desconfiança vem exatamente da mentira e do engano. Quando você é enganado, descobre que a pessoa ocultou informações de você ou lhe contou uma história que não era verdadeira. Então, você promete a si mesmo que nunca mais vai acreditar e confiar em ninguém e, assim, se torna uma pessoa cética ou cismada com tudo e com todos.

Há uma boa e um má notícia quanto a isso. A má notícia é que isso, infelizmente, vai aumentar e piorar. A Palavra de Deus diz que o Final dos Tempos será marcado pelo engano e nunca houve tanta mentira deslavada e tanta gente enganando na maior cara de pau como há nos dias atuais. Agora, a boa notícia é que você pode se diferenciar de tudo isso. Se no mundo a maioria está vivendo do engano, então, quem vive na verdade se destaca facilmente. Um pontinho de luz logo aparece no meio dos que estão em trevas.

Para isso, você deve escolher, em primeiro lugar, ser verdadeiro e começar por si mesmo. Por exemplo, se você vai dormir pensando em acordar cedo e, quando o despertador toca, você aperta o botãozinho da soneca, já mentiu para si mesmo. Então, você tem que começar a ser verdadeiro consigo e com Deus. Há quem minta até quando ora o Pai-Nosso, quando diz “perdoa nossas dividas, como nós perdoamos aos nossos devedores”, mas não perdoa e ainda tem mágoa, raiva e ódio da outra pessoa.

Então, se você quer ser diferente, comece sendo verdadeiro consigo mesmo e com Deus. Se você abotoar esse primeiro botão na sua vida – o botão da verdade –, então os outros botões vão seguir no lugar certo, na “casinha” certa, mas, se você erra esse botão, se prepare para terminar de abotoar e ficar, no final, igual a um palhaço.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso / Foto: getty images