A fraude que afetou milhares de aposentados e pensionistas

Entenda o que foi o desvio de bilhões do INSS, descubra se você foi vítima e saiba como reaver o dinheiro

Imagem de capa - A fraude que afetou milhares de aposentados e pensionistas

Investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU)descobriram uma fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que desviou mais de R$ 6 bilhões. Como as investigações ainda estão em curso, não se sabe quando os desvios começaram de fato, mas já se sabe que afetaram mais de 9 milhões de beneficiários.

Aposentados rurais: as maiores vítimas

O inquérito revelou que os aposentados da zona rural representam 67% das vítimas desse esquema e nos 33% restantes foram descontadas contribuições associativas em benefícios urbanos.

Quem são os fraudadores?

De acordo com a advogada especializada em direito previdenciário Márcia Cleide Ribeiro, a investigação ainda está em curso, mas já foram identificados indícios de envolvimento entre associações criminosas (que se identificavam como sindicatos ou prestadores de serviços) e servidores do INSS, incluindo desde membros da alta administração até funcionários de setores técnicos.

Douglerson Santos, professor de direito previdenciário do Centro Universitário UniArnaldo, explica que essas associações registravam mensalidades na folha de pagamento dos segurados. Isso só poderia ser feito com autorização expressa dos beneficiários, mas os criminosos ou passavam por cima dessa regra ou fraudavam a autorização. Santos dá mais detalhes: “Foi constatada a falsificação de autorizações, lançamentos simultâneos por diferentes entidades em nome do mesmo aposentado e ausência da prestação dos serviços prometidos, como assistência jurídica, convênios e seguros”.

Interrupção dos descontos

Todos os descontos debitados direto nos benefícios foram interrompidos até que os beneficiários possam ter segurança novamente. Se você receber algum desconto a partir de agora, ele é indevido.

Fui afetado. E agora?

O governo garantiu que todas as vítimas receberão seu dinheiro de volta. Para entender como fazer a solicitação, leia o infográfico abaixo.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Camila Dantas / Arte: Edi Edson