A escolha mais certa de sua vida já foi feita?
Avalie bem as suas alternativas para sempre tomar a melhor decisão
Muitos homens ficam nervosos quando questionados sobre os desacertos em suas vidas. Vários reclamam da carência de oportunidades e das limitações econômicas e sociais e como elas resultam na falta de perspectivas para eles. Eles costumam se apoiar nesses motivos para justificar seus insucessos frequentes, ignorando que suas escolhas são preponderantes para a determinação do patamar em que estão hoje em dia. Sim, uma escolha errada pode gerar um fracasso atrás do outro, ainda mais se as decisões incorretas se repetirem continuamente.
O Bispo Renato Cardoso considera esse um dos principais erros de muitos homens. “A vida muda por escolhas que você faz, tanto para melhor quanto para pior. Se você não fizer as escolhas boas, esqueça a chance de ter uma vida melhor. Você tem que fazer as escolhas certas. Não importa se você é rico ou pobre, não importa de onde você vem, se você vem de uma família nobre ou uma família que é desestruturada, você é o responsável por elas. Ninguém mais, nem Deus, é responsável por suas escolhas”, adverte.
E aí está o grande problema: poucos enxergam, ou pior, assumem que fizeram escolhas erradas. E é ainda menor o número dos que agem para mudar seus hábitos prejudiciais. Um velho ditado popular aponta que “errar é humano, mas persistir no erro é burrice”. Mesmo assim, há quem siga nessa toada, justificando, ao ser questionado, que, por ser homem, pode ter tal atitude e que isso está de acordo com as suas características. Ledo engano.
A verdade é que esses homens não são capazes de perceber quantos aborrecimentos não aconteceriam se agissem de outra forma. Para vários homens falta direcionamento ao fazerem suas escolhas. Eles não procuram pessoas mais experientes para se aconselhar antes de tomar suas decisões e, muitas vezes, não têm a quem recorrer. Ao deixarem que a vida lhes aponte o caminho, se envolvem com o crime, a corrupção e a traição, entre outras mazelas que determinam seus insucessos.
A boa notícia é que há solução para isso. Basta fazer uma boa escolha, aquela que será determinante para os tirar do caminho dos fracassos: fazer uma Aliança com Deus. A Bíblia fala de como Deus age a partir daí, em Salmos 32.8: “Instruir-te-Ei, e ensinarte-Ei o caminho que deves seguir; guiar-te-Ei com os Meus olhos”. A mudança é válida até para os homens mais relutantes e teimosos, aqueles que costumam justificar suas ações pelo histórico familiar.
Por isso, avalie as escolhas que você tem feito. Você não precisa repetir os mesmos erros que já cometeu ou que já viu outros cometerem. Abandone o que o conduz para o mal (inclusive amizades). Deus, como Pai misericordioso que é, está sempre de braços abertos para o acolher, contanto que você seja inteligente para percebê-Lo e tomar a decisão mais acertada da sua vida.
Intellimen
Quer ser um homem melhor? Acesse o site intellimen.com ou @intellimen, no Instagram, cumpra os desafios e participe das palestras.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!