A corrupta rede que acusa outros de corrupção

O Grupo Globo tenta atacar a todo custo, em uma atitude desesperada, mas não consegue atingir a credibilidade e a lisura da Igreja Universal do Reino de Deus

Imagem de capa - A corrupta rede que acusa outros de corrupção

A Rede Globo veiculou uma série de matérias em que diz que o Ministério Público (MP) fluminense investiga o envolvimento da Universal em desvios bilionários de recursos da Prefeitura do Rio de Janeiro.

As acusações sem provas e sem o menor sentido à Igreja Universal são feitas enquanto a família Marinho, proprietária da Globo, essa sim, é alvo de investigações de desvios de bilhões em dinheiro público. A emissora também é investigada internacionalmente pelo pagamento de propinas para conseguir privilégios e exclusividade na transmissão de eventos esportivos, como a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos.

Desespero
A tentativa mostra o desespero da Globo para atingir a Universal. Segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, o grupo Globo deve aos cofres do município R$ 33 milhões em contas atrasadas de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre Serviços (ISS). O prefeito da cidade chegou a assumir um compromisso público e afirmou que, se a emissora quitasse as dívidas, colocaria todo o recurso a serviço do sistema de saúde, área tão criticada pelos telejornais globais.

Embora não haja nada, a investigação corre em sigilo e, portanto, os agentes do MP-RJ não poderiam ter vazado nenhuma informação, mas, para evitar versões falaciosas, o prefeito e o Ministério Público solicitaram à Justiça para que fosse levantado o sigilo do processo.

O pedido foi aceito pela desembargadora Rosa Helena Penna Macedo Guita, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, em 13 de setembro, para evitar a veiculação de notícias incompletas e de dados imprecisos pela grande mídia, que naturalmente o faz por não ter acesso às informações devidas, o que resulta em um campo fértil para a construção de versões oportunistas.

Falácia
A Universal nem mesmo foi citada no processo que investiga a falsa lavagem de dinheiro, como a Globo acusou em seu noticiário. Essa é mais uma questão que os Marinhos terão que responder à Justiça e à população.

Tiro pela culatra 
Os donos da Globo acusam a Universal de envolvimento com o doleiro corrupto Dario Messer – que é alvo das investigações da Operação Lava Jato com Cláudio Barbosa, vulgo Tony, e Vinicius Claret, vulgo Juca Bala, também doleiros.

A verdade
Messer, entretanto, disse em delação premiada que milhões de reais foram entregues à família Marinho e executivos “globais”, incluindo até o uso de carros-fortes para a entrega das remessas.

Messer, Barbosa e Claret revelaram que mais de R$ 1 bilhão foram enviados ao exterior para contas secretas dos Marinhos, dinheiro que saiu do País sem o pagamento de impostos, configurando crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro, lesando ainda mais o povo.

A denúncia de doleiros contra os Marinhos não é novidade. Três delações do tipo já foram feitas desde o ano 2000 em crimes que até hoje não foram elucidados.

a corrupta rede que acusa outros de corrupção

No programa Entrelinhas, o Bispo Renato Cardoso, responsável pelo trabalho evangelístico da Universal em todo o País, lembrou que do ponto vista espiritual a perseguição era esperada, pois Jesus nos alertou que ocorreria. “Não reclamamos das calúnias, das infâmias, mas, diante dos homens, eles (os caluniadores) responderão diante da lei e da Justiça”, reforçou. A verdade falará por si, como sempre.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty images