A atitude de Davi diante do erro

Mesmo depois do pecado ter dominado a cabeça do rei, ele não esqueceu que deveria manter um coração sedento pelo Altíssimo

Imagem de capa - A atitude de Davi diante do erro

O homem que um dia, ainda garoto, derrubou um gigante foi depois apunhalado por seu próprio pecado. É essa falha de Davi, um dos reis mais famosos da História, que nos faz refletir sobre uma postura que custou muito a ele, mas que também custa a todos nós. Afinal, o aguilhão da morte é o pecado (1 Coríntios 15.56).

O relato do erro de Davi é feito ao longo de 2 Samuel 11 e também fez parte do capítulo que foi, talvez, o mais aguardado pelo público na sétima temporada da série Reis, da Record TV, intitulada O Pecado. A cobiça encontrou lugar em Davi (Cirillo Luna) e estimulou sua natureza adâmica, inclinada ao pecado. E ele não apenas desejou como tomou Bateseba (Paloma Bernardi), a esposa de Urias (Roger Gobeth), e caiu em adultério. O impulso de Davi aconteceu depois que, no período da tarde, o rei se levantou de seu leito, passeou no terraço da casa real (2 Samuel 11.2) e avistou Bateseba em um momento íntimo, quando ela tomava banho. As consequências de seu ato – como a gravidez de Bateseba – e o desespero o levaram a arquitetar a morte de seu soldado leal pelas mãos dos inimigos.

À Folha Universal, a autora da trama, Cristiane Cardoso, conta que “escrever sobre essa fase da história de Davi foi difícil porque é algo que qualquer pessoa que tem o Espírito de Deus pode viver e isso me causou muito temor. Uma coisa é você contar a história de quem não conhece a Deus e faz tudo errado, outra é contar a história de um homem temente a Deus que faz algo pior do que um incrédulo”. Mas toda atitude tem um preço. “O pecado destruiu tudo que ele tinha conquistado até ali: sua reputação, sua família, sua saúde, seu reino, sua consciência e sua vida com Deus, a ponto dele pedir a Deus que não tirasse o Seu Espírito dele”, explica.

REFLEXÕES
A autora já tinha relatado em outra entrevista à Folha Universal que, por conta do pecado, Davi sofreu “a sua maior decepção da vida”, que foi consigo mesmo. “Eu imagino que, depois do pecado, sua consciência não lhe deu mais paz e, como um homem segundo o coração de Deus, provavelmente ele teve seu coração apertado, como se fosse explodir a qualquer momento. Como voltar a ser quem ele era diante dos próprios olhos? Ele relata em seus Salmos que seus ossos apodreceram”, diz Cristiane.

Vale destacar que uma vez que a porta para o pecado esteja aberta, mais pecados podem entrar. “Davi achou arrependimento, mas muitos não acham e perdem não só em vida, mas durante toda a eternidade”, cita Cristiane.

UM RECEIO E UM PEDIDO
Na atual temporada de Reis, os telespectadores puderam assistir a três versões de Davi: o homem que não fugia da guerra; o que, ao pecar, somou ainda mais pecados à sua trajetória na tentativa de ocultar o que tinha feito; e, por último, aquele que, rendido, clamou a Deus por Sua misericórdia.

Mesmo depois de tantos erros, essa última atitude de Davi o aproximou do coração dEle. Em Salmos 51, ele reconhece seu pecado (versículo 4) e pede para ser purificado com hissopo (versículo 7). Ele ainda pede para que Deus crie nele um coração puro e que se renove nele um espírito reto (versículo 10). Davi também nos toca ao clamar ao Altíssimo para que Ele não o lance fora de Sua presença e não retire dele o Espírito Santo (versículo 11).

Cristiane observa que é possível perceber o quanto Davi estava arrependido e temia pela Salvação. “Ele sabia que sofreria as consequências de seu pecado, mas não queria que uma delas fosse perder sua comunhão com Deus. Ele fez questão de implorar para que Deus não permitisse isso e Ele o ouviu. Tanto é que Davi sofreu muito depois do pecado, mas voltou a ser um homem segundo o coração de Deus e um grande líder em Israel.”

Já para nós, telespectadores dessa história e protagonistas das nossas, fica um alerta: “o certo é evitar a aparência do mal, como a Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 5.22, mas, se você cair em pecado, não deve se entregar a ele. Confesse o seu pecado, passe pela vergonha que tiver que passar e sofra as consequências que tiver que sofrer para não perder a única coisa que importa no fim de tudo: a Salvação da alma. A misericórdia de Deus dura para sempre, se renova todos os dias e é imprevisível, mas só é possível alcançá-la por meio de um arrependimento real”.

Essa mesma misericórdia nos alcança nos dias de hoje. “Davi será um exemplo de redenção para todos, principalmente para aqueles que estão afastados de Deus. Não tarde em fazer aquilo que será para o bem de sua eternidade por orgulho, vaidade, vergonha ou medo nem se detenha por olhares, falatórios, disse me disse ou fofocas – a sua Salvação é maior que tudo e que todos”, conclui.

A série Reis é exibida de segunda a sexta-feira, às 21 horas, na Record TV, e na plataforma de streaming Univer Vídeo.

 

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Fotos: reprodução