902 alunos concluem cursos profissionalizantes oferecidos pela FJU em Uganda
Esta foi a sexta graduação realizada pelo programa social no país africano; em quase 4 anos, 6 mil já se formaram
A cerimônia de entrega dos certificados para os formandos aconteceu no dia 1º de junho, na sede da Igreja Universal em Kampala, capital de Uganda. No evento, eles estavam acompanhados de seus familiares e dos professores voluntários da Força Jovem Universal (FJU). Somente neste primeiro semestre de 2025, 902 alunos concluíram as aulas em cursos como culinária, confeitaria, penteados, corte de cabelo, computação, contabilidade, eletricista, soldagem, marcenaria, reparação de telefones, arquitetura, desenvolvimento web, design gráfico, linguagem de sinais e inglês.
O documento de certificação é simbólico, e vem com a assinatura e o carimbo do KCCA (Kampala City Council Authority), que é uma autoridade civil da cidade de Kampala, e serve como reconhecimento da participação nos cursos, oferecidos em dois períodos do ano – de fevereiro a junho, e de agosto a novembro – totalmente gratuitos. As aulas, voltadas para pessoas a partir de 15 anos de idade, acontecem de segunda a sábado.
“O aprendizado nunca deve parar. Voltarei para fazer o curso de conserto de celulares. Os cursos são realmente práticos e é uma grande oportunidade para recomeçar e conquistar um lugar na vida”, afirmou Kapasi Ronnie, 27 anos, que concluiu os cursos de panificação e desenvolvimento web.

Ação efetiva que muda histórias
A FJU começou a oferecer os cursos profissionalizantes em Uganda em dezembro de 2021 como parte das atividades de férias, mas precisou ampliar a oferta de vagas devido à grande procura por populares. A ação social vai de encontro a um cenário preocupante do país: 42% da população vive abaixo da linha da pobreza, de acordo com o Banco Mundial, e, quase metade dos habitantes tem até 17 anos de idade.
“Acredito que os cursos são extremamente importantes e valiosos para a juventude da nossa sociedade. Eles fornecem aos jovens habilidades essenciais que podem ajudá-los a tomar decisões, melhorar suas chances de emprego ou até mesmo iniciar seus próprios negócios.”, disse Makoha Alex, voluntário no curso de desenvolvimento web desde janeiro de 2024.
O principal objetivo da FJU é oferecer, através dos cursos profissionalizantes, ferramentas que contribuam para a independência financeira e geração de renda para os jovens. Esther Lawino de 19 anos aprendeu no curso de culinária a fazer diversos pratos, e preparar pizza e diferentes tipos de hambúrguer. “Através da carta de recomendação que recebi no curso, consegui uma oportunidade de estágio em um restaurante por 3 meses, e após esse período, fui efetivada. Atualmente estou trabalhando como chef no setor de pizzas”, comemorou a jovem profissional.
Namubiru Christine, de 22 anos, também conseguiu uma colocação no mercado de trabalho depois de fazer o curso de desenvolvimento web e design gráfico. “Quando vi a chance de participar, agarrei imediatamente. Durante o curso, tive a oportunidade de trabalhar num site com o apoio do meu tutor.”, finalizou a estudante que já se matriculou em outros dois outros cursos: panificação e culinária.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo