7 virtudes perdidas no casamento

Renato e Cristiane Cardoso mostram como a falta dessas virtudes podem prejudicar o relacionamento

Imagem de capa - 7 virtudes perdidas no casamento

No programa “The Love School – A Escola do Amor”, exibido no último sábado pela Record TV, os apresentadores Renato e Cristiane Cardoso falaram sobre como a falta de gentileza no casamento afeta a relação.

Os apresentadores explicaram que a gentileza vira fraqueza quando:

Você acha que qualquer favor é obrigação – Cristiane cita como exemplo quando a pessoa pega um copo de água para você e você nem agradece. E ainda diz: “não fez mais que obrigação”.  Ou seja, você não está promovendo gentileza.  E é bem provável que a pessoa não se sinta mais motivada a repetir esse gesto. “Porque a gentileza pede gentileza, quando você é gentil para outra pessoa você promove gentileza da parte dela também”, destaca. “E se tudo é obrigação não há razões para ser gentil”, acrescenta Renato.

Você acha que qualquer pedido é abuso –  Quando a pessoa pensa assim, está desperdiçando a oportunidade de, com um simples gesto de gentileza, ganhar pontos no relacionamento.

Você usa o seu cansaço e estressa para justificar a falta de cuidado – Você sempre justifica a sua falta de cuidado, falta de zelo com o parceiro por causa do cansaço, no entanto, quando se trata de agradar amigos e até pessoas estranhas, isso não é desculpa.

“Aí fica aquela pergunta: se você tira os gestos de gentileza do relacionamento o que fica para você mostrar o seu amor, para você provar para essa pessoa que você se importa com ela, que você tem consideração, carinho por ela? ”, questiona Cristiane, levando as pessoas a refletirem sobre a sua postura dentro do relacionamento.

Então, os professores explicam que essa troca de gentilezas e reconhecimento dessas atitudes é muito importante para o relacionamento, mas infelizmente a falta delas tem afetado muitas relações.

Outras virtudes perdidas no casamento

Acompanhe abaixo mais 6 virtudes listadas por Renato e Cristiane que foram perdidas em muitos casamentos:

Favor – O hábito de fazer um favor a outra pessoa está sendo assemelhado à escravidão. “Eu não sou seu escravo”, muitos retrucam ao ouvir um pedido do cônjuge. “Não existe isso. Favor é quando você vê a outra pessoa necessitando de algo e você se prontifica a ajudar àquela pessoa. Isso é questão de boa educação”, destaca Renato.

Cortesia –  Cortesia é um presente, um agrado. Como, por exemplo, quando você vai a um estabelecimento e recebe algo de cortesia. Assim também você deve saber agradar, presentear o seu cônjuge.  “Não é necessariamente comprar um presente em uma loja, mas você, por exemplo, pegar a toalha de banho para o seu marido que chegou cansado, deixar tudo preparado para ele, fazer algo que ele gosta ou precisa naquele momento, mas que ele não pediu”, ensina o apresentador. O mesmo vale para o marido.

Civilidade – Quando se fala em civilidade se fala em sociedade e a primeira forma de sociedade é o casamento.  Então, se você não sabe ser civilizado no casamento como é que você vai ter educação em outras partes da sua vida. Não adianta se civilizado fora de casa e grosseiro (a) com a sua esposa ou marido.

Atenção, compreensão e consideração

Atenção – Quando você está casado com alguém você tem que prestar atenção na pessoa, se interessar pelo que ela precisa.

Mercê – Mercê vem de misericórdia. Ou seja, ser compassivo, compreensivo com a outra pessoa. Quando você vir que a pessoa não está bem, está nervosa, estressada com algum problema, então você é misericordioso (a) com ela e acaba relevando muitas coisas.

Consideração – Essa virtude está diretamente ligada ao respeito, em olhar o lado da outra pessoa. Mas, infelizmente, muitas vezes falta isso em muitos relacionamentos.

O programa “The Love School – A Escola do Amor”, vai ao ar todos os sábados, ao meio-dia, pela Record TV.

imagem do author
Colaborador

Jeane vidal / Fotos: Istock