66% dos casais são formados a partir de amizades

É o que diz um recente estudo canadense. Veja

Imagem de capa - 66% dos casais são formados a partir de amizades

Um grupo de pesquisadores canadenses analisou dados de quase 2 mil casais e descobriu que 66% deles começaram a se relacionar apenas como amigos. De acordo com o estudo, conhecer alguém primeiro como amigo pode ser mais eficaz do que começar um relacionamento em um contexto sexual ou usando aplicativos. Além disso, eles também chegaram à conclusão de que a amizade leva a um relacionamento amoroso sólido no futuro.

“Podemos ter uma boa compreensão de como estranhos se sentem atraídos um pelo outro e começam a namorar, mas simplesmente não é assim que a maioria dos relacionamentos começa”, disse o professor e autor do estudo, Danu Anthony Stinson.

Ele espera que a pesquisa leve as pessoas a reavaliarem suas noções sobre amor e amizade. O estudo foi publicado na revista Social Psychological and Personality Science.

A progressão natural de um relacionamento amoroso

Bem antes da realização deste estudo e tantos outros, os professores da Escola do Amor, Renato e Cristiane Cardoso, já ensinavam essa lição. Uma amizade saudável é imprescindível para que a pessoa caminhe para um namoro – e com as motivações corretas.

“Os relacionamentos mais sólidos costumam seguir uma progressão natural de contato. Essa progressão é a mais natural e saudável para formar um relacionamento blindado. Conhecer uma pessoa é como abrir um presente, pouco a pouco revelando o que a embalagem traz dentro. Rasgue a embalagem com violência ou rápido demais e você poderá quebrar o que está dentro”, explicam no livro Namoro Blindado.

Além disso, os professores ensinam que a amizade faz surgir uma conexão que vai muito além do físico ou visual. E é isso que faz o relacionamento ser realmente sólido.

“A atração precisa ser muito mais do que física – também mental e emocional. Você precisa gostar dos pensamentos, ideias, caráter e inteligência daquela pessoa. A combinação deste conteúdo, somada à atração física, é o que produzirá em você bons sentimentos quando estiverem juntos. É a partir deste momento que vocês estão preparados para iniciar um namoro”, orientam.

Esteja aberto para conhecer novas pessoas

Raciocine: se a maioria dos casais se encontra por amigos em comum, você precisa investir em boas amizades. Assim sendo, não se feche em um único grupo, nem construa muralhas ao seu redor.

“Quando alguém do sexo oposto tentar iniciar uma amizade honesta com você, aceite. Pessoas que se fecham em um círculo social limitado, que parece mais um triângulo – a mãe, o cachorro e o celular – naturalmente têm dificuldade de encontrar alguém. A razão não é a falta de pessoas disponíveis, mas sim a falha em não se permitirem ampliar seu contato com outras pessoas. Diga “sim” mais vezes sempre que uma oportunidade se apresentar para você sair da sua rotina social”, aconselham.

“As pessoas costumam se casar com pessoas que conheceram em algum lugar onde compartilhavam interesses em comum. Participe ativamente desses grupos”, acrescentam.

Leia o livro Namoro Blindado a fim de receber mais dicas para sua vida amorosa.

Da mesma forma, participe das palestras da Terapia do Amor que acontecem toda quinta-feira, às 10h, 15h e 20h, no Templo de Salomão.

Além disso, você também pode ir à Universal mais próxima de sua casa. Encontre o endereço aqui.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: iStock