5 sintomas de que seu casamento não está bem

Preste atenção a eles. Se estiverem em sua relação, haja imediatamente

Imagem de capa - 5 sintomas de que seu casamento não está bem

“Casamento feliz dá trabalho, mas vale a pena!” Quem afirma é a escritora Cristiane Cardoso, coautora do livro “Casamento Blindado 2.0: O Seu Casamento À Prova de Divórcio”. De acordo com seus ensinamentos, é necessário agir para fazer com que seu casamento seja feliz. Infelizmente, muitas pessoas acabam se acomodando e frustrando o companheiro sem perceber. Quando seus olhos se abrem, o outro já está com as malas prontas para ir embora.

Por isso, o Portal Universal.org listou 5 sintomas que demonstram que o seu casamento não está bem. Fique atento!

1- Vocês não têm planos para o futuro

Cristiane Cardoso já havia dito em seu blog que “duas pessoas só permanecerão unidas se tiverem o mesmo objetivo de vida”. Para explicar melhor esse pensamento, ela e seu esposo, Renato Cardoso, abordaram o tema no livro “Casamento Blindado”. Lá, eles escrevem:

“Às vezes, os casais até chegam a conversar sobre suas metas, mas, com o passar do tempo, as expectativas sobrepujam os objetivos iniciais. Se um ajuste e a manutenção dos objetivos não são feitos, a frustração leva os dois a jogar um na cara do outro: ‘Mas você sempre disse isso ou aquilo, agora quer mudar?’ Em vez de dançar conforme a música, o casal começa a dançar músicas diferentes, e aí a coisa fica complicada”.

O casal deve ter claras as suas metas e estar se movimento sempre em busca desse objetivo.

2- Já não há mais intimidade

A Bíblia afirma que, a partir do casamento, “serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne”. (Marcos 10.8). Logo, um casal composto por duas pessoas que não são íntimas, em pensamentos e atitudes, não está cumprindo os planos de Deus e, portanto, não tem como alcançar a felicidade matrimonial.

A própria Cristiane Cardoso, em seu blog, revela um pouco de sua intimidade com Renato: “Nós gostamos de fazer carinho um no outro, não só quando estamos em casa, mas em público também. Não nos constrangemos nem um pouquinho. Deu vontade de abraçar, deu vontade de dar um beijo, lá estamos nós fazendo isso onde quer que seja. Gostamos de olhar um para o outro e falar com os olhos… Um dos momentos que mais gostamos é quando rimos, então fazemos graça um para o outro, contamos coisas engraçadas que aconteceram no dia, lembramos de cenas engraçadas que assistimos na TV, enfim… Nós aproveitamos a risada um do outro!”

Fazer carinho, olhar nos olhos, rir juntos… Se seu casamento não tem esses itens, cuidado.

3- Não existe fidelidade entre vocês

Ser leal é muito mais do que não dormir com outras pessoas. Renato Cardoso explica que “um parceiro fiel é aquele em quem você pode confiar, acreditar sem duvidar, de quem pode depender, e que lhe permite descansar sem esperar surpresas desagradáveis”.

De acordo com ele, “Quando você não tem fidelidade dentro da relação, quando o parceiro não é fiel, então você não tem tranquilidade nenhuma, você não tem segurança nenhuma porque falta o principal: a fidelidade”.

4- As cobranças superam as doações

Em seu blog, Renato Cardoso explica: “Não há como errar na interpretação. A ideia de Deus para o casamento foi que o homem servisse a mulher e vice-versa. Uma competição sadia de quem faria mais bem ao outro. Isso é amor de verdade”.

Infelizmente, “muitos têm entrado no casamento pensando em se servir da outra pessoa, não em servi-la. E por isso logo vêm as cobranças”. Um erro que pode chegar ao divórcio. Ninguém quer viver sendo cobrado.

5- Até os pequenos gestos mostram desrespeito

Esse talvez seja o sintoma mais grave. Se não há respeito, é sinal de que o casal não está trabalhando em seu amor.

“As pessoas pensam que é normal viver brigando, xingando, se anulando, tolerando traições físicas e virtuais, fingindo não saber das amizades inconvenientes, enfim…”, relata Cristiane. “Casamento feliz é uma troca de amor. Por amor, você deixa aquilo que o atrapalha: seja amizades, costumes, hábitos, comportamentos etc.”

Se esse respeito acabou, haja imediatamente. Seu casamento também pode estar acabando.

Todas as quintas-feiras, a Universal realiza a palestra Terapia do Amor. Nela você pode entender como tornar seu casamento feliz. Mesmo que o seu cônjuge não queira ir à palestra, você pode participar. Seja a mudança que você quer ver na sua relação. Participe!

Confira mais detalhes no vídeo abaixo:

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagem: Thinkstock