5 razões que derrubam um homem

Confira quais são e avalie a sua vida

Imagem de capa - 5 razões que derrubam um homem

Há 5 temas que por milhares de anos vêm derrubando os homens. E, até o fim da humanidade, isso continuará. Porque são áreas que o lado masculino insiste em não trabalhar.

Por isso, é importante que você tenha consciência e saiba identificar como estes 5 temas influenciam a sua vida. Se você ainda não tropeçou em nenhum deles, use este aprendizado para se manter assim. Mas se você já foi uma vítima, saiba que é possível se reerguer.

Cada uma destas 5 áreas foram analisadas pelo Bispo Renato Cardoso, durante o encontro mensal do Projeto Intellimen, que é aberto para todos os homens que desejam participar. O evento ocorreu no Templo de Salomão, no dia 27 de fevereiro. Confira:

1) Mulheres

“Não é que toda mulher é má e a razão de sua existência seja derrubar o homem. É porque poucas coisas na vida de um homem tem mais poder de atração do que uma mulher. O homem é naturalmente atraído pela mulher, porque é o seu oposto. Deus sabia exatamente o que estava fazendo”, iniciou o Bispo Renato.

Então, ele acrescentou que até mesmo homens poderosos da história não resistiram aos encantos femininos e caíram. Desse modo, uma mulher pode derrubar um homem quando ele não sabe controlar o que sente em relação à ela. É por isso, também, que a pornografia tem escravizado muitos homens.

“Quando Deus falou com Caim, Ele disse uma coisa que você nunca pode se esquecer: o teu desejo será contra ti (Gênesis 4:7). Ou seja, os desejos humanos são contra nós. Nem tudo o que eu quero vai fazer bem para mim. O mundo não fala isso para você. O mundo fala que você deve fazer tudo aquilo o que lhe faz feliz”, apontou.

2) Dinheiro

Na Bíblia, encontramos que Deus é o Dono do ouro e da prata (Ageu 2:8). Então, os recursos financeiros em si não são o problema. A questão é o que a pessoa faz com eles.

“Então, está se falando da cobiça com relação às coisas que o dinheiro pode comprar. Hoje, as pessoas associam felicidade ao dinheiro”, observou.

Devido à esta sede por aquisições, pessoas fazem qualquer negócio. No pacote, elas também buscam competições, fama e poder. Não importa se alguém será prejudicado ou enganado, o que vale é o resultado. Há homens que, inclusive, deixam de participar dos encontros da Igreja, por causa desta busca. Porém, o Bispo Renato alertou que tudo isto é vaidade. Pois, além de ser algo temporário, é para satisfazer o próprio ego, enquanto se ostenta para os outros.

3) Orgulho

Todos os pecados começam com o orgulho. Lúcifer era um anjo de Deus, ou seja, não havia alguém para tentá-lo. Mas a iniquidade nasceu dentro dele, por causa do orgulho que ele sentia, enquanto se comparava com Deus e os demais anjos.

“O orgulho é você se achar melhor do que os outros. Nisso, você despreza as pessoas. Você acha que não pode aprender algo com elas. Porque você se acha o melhor. Às vezes, a pessoa tem uma expressão corporal até humilde. Mas, no coração, ela é altiva”, explicou o Bispo.

Este orgulho pode vir de diversas fontes. Entre elas: a beleza exterior, as conquistas acadêmicas ou profissionais, a espiritualidade.

A consequência é que o orgulho faz a pessoa se fechar para qualquer nova ideia ou aprendizado. Inclusive, para o que a Bíblia ensina. O homem orgulhoso não reconhece que precisa mudar e não está pronto para ouvir repreensão.

4) Sentimentos

“Todo ser humano tem sentimento. O homem, normalmente, não demonstra tanto o sentimento. Mas ele é tão emotivo quanto a mulher”, avaliou.

O problema é que os sentimentos não servem para tomarmos decisões, porque os impulsos não se preocupam com as consequências. Por isso, é a mente que deve ser usada para fazermos escolhas.

“Se o coração se sente bem, agora, ele quer fazer. E porque você ouve o seu coração, você se arrebenta. Seja nos negócios ou nos relacionamentos”, enfatizou.

5) O mau uso do tempo

O tempo é um recurso não renovável. Por isso, ele é mais importante do que o dinheiro. Porque você até pode tentar recuperá-lo, mas o tempo não volta atrás.

Há homens que perdem tempo com atividades improdutivas ou com a preguiça, por exemplo. Gastam horas com jogos e entretenimento. Não é que a pessoa não possa ter lazer. Mas é uma questão de prioridade: eu prefiro usar o meu tempo com algo que trará valor para minha vida ou com atividades superficiais?

“Muitos homens caem por isso, porque não entenderam que a vida é um presente. Este corpo que você tem é um presente de Deus. É para você cuidar dele, não é para você estragá-lo. Não é para você fazer o que você bem entender com este corpo. É a sua casa. Não é para você entregar o seu corpo ao vício, à prostituição”, alertou.

Basta conferirmos os leitos dos hospitais para percebermos o quanto um corpo saudável e o tempo que temos em vida são valiosos. Se você está respirando, você ganhou um presente de Deus.

“São horas assistindo televisão, horas jogando videogame. Quando você soma todas essas horas, o saldo é zero. Não acrescentou nada na sua vida”, disse o Bispo.

Desenvolva a sua vida

Então, faça uma autoavaliação sobre estas 5 áreas da sua vida. Verifique como você tem lidado com cada um destes tópicos. E decida fazer diferente de agora em diante.

Além dos encontros mensais, o Projeto Intellimen também oferece 53 desafios para homens que desejam se tornar pessoas ainda melhores. Acompanhe as novidades na página oficial do Facebook, Instagram e Twitter.

Você também pode adquirir o livro “Sucesso é o Destino dos Disciplinados“.

Na plataforma Univer Vídeo, você encontra esta palestra e as anteriores. Acesse e confira.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Fotos: Demetrio Koch