5 passos para lidar com o perigo da indiferença espiritual e como reacender a chama da fé
Essa situação se assemelha a uma brasa que se apaga lentamente. Entenda
Muitas pessoas acreditam que a indiferença espiritual surge como um grande evento catastrófico. Mas, na verdade, ela se assemelha a uma brasa que se apaga lentamente. Se você percebe que sua oração se tornou mecânica ou sente um cansaço interior que te afasta de Deus, saiba que há algo que você pode fazer a respeito. Jesus já alertava em Mateus 24:12: “Por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará”. Esse “amor de muitos esfriará” está relacionado com a qualidade dos relacionamentos entre as pessoas e entre os seres humanos e Deus também. No entanto, sentir-se assim não é o fim da sua caminhada espiritual, mas sim um alerta urgente para reagir.
Confira 5 passos para lidar com essa situação:
1) Reconheça o estado da sua alma
A fé não morre de repente. Frequentemente, as decepções, o excesso de problemas e as mágoas não resolvidas abafam a voz do Espírito. Por isso, o primeiro passo é a sinceridade. Em vez de fingir uma espiritualidade que não existe no momento, ore como o salmista: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração” (Salmos 139:23). Reconhecer o esfriamento sem se condenar permite que Deus inicie o processo de restauração.
2) Volte ao primeiro amor
Surpreendentemente, a solução para a frieza não é algo complexo, mas o retorno às primeiras práticas. Se a sua fé esfriou, retome as orações sinceras (uma conversa real com Deus, como quem conversa com uma pessoa de “carne e osso”), o jejum e a leitura bíblica diária, ainda que em períodos mais curtos inicialmente. Além disso, a constância nas reuniões da igreja é fundamental. Lembre-se de que o fogo da fé se mantém com disciplina, não com emoção momentânea. É fugir da aparência do mal todos os dias.
3) Filtre o que alimenta sua mente
A fé dificilmente sobrevive em uma mente saturada de negatividade e distrações fúteis. Portanto, avalie o que você consome na internet e na televisão, por exemplo. Substitua parte do seu “tempo livre” por atividades que edifiquem, como mensagens de fé e a busca pelo Espírito Santo. Como diz a Palavra: “Pensai nas coisas que são de cima” (Colossenses 3:2).
4) Não se afasta da “vida como igreja”
O isolamento é um combustível para a frieza espiritual. Quando você se afasta das orientações que recebe na igreja, torna-se um alvo fácil para as dúvidas, para as muitas vozes deste mundo. Por outro lado, “na multidão de conselheiros há segurança” (Provérbios 11:14), quando eles são homens e mulheres de Deus. Você pode participar no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima (consulte o endereço aqui). Inclusive, você também pode iniciar um aconselhamento espiritual agora mesmo pelo Pastor Online, da Igreja Universal.
5) Fé é decisão, não sentimento
Por fim, entenda que o justo vive pela fé, não pelo que sente. Mesmo sem vontade, decida obedecer. A fé vai se aquecendo durante o caminho, no esforço da sua reação. Deus não rejeita quem deseja recomeçar. Ele espera apenas a sua decisão de dar o primeiro passo hoje.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo