49 anos da Universal: uma Obra que continua a crescer
Prestes a completar 49 anos, a Universal encerra mais um ciclo de crescimento. No Brasil e em diferentes países, novas igrejas, reinaugurações e frentes missionárias fortaleceram a missão iniciada em 9 de julho de 1977
Toda árvore que atravessa décadas continua a crescer. Em alguns períodos, esse crescimento acontece de forma silenciosa, quando as raízes se fortalecem. Em outros, torna-se visível por meio de novos ramos e frutos.
A trajetória da Igreja Universal do Reino de Deus lembra esse processo.
No dia 9 de julho de 1977, a primeira reunião aconteceu no coreto da Praça do Jardim do Méier, na zona norte do Rio de Janeiro. Pouco depois, uma antiga funerária, no bairro da Abolição, tornou-se o primeiro endereço da Igreja. Desde então, a missão permanece a mesma: levar a Palavra de Deus e oferecer atendimento espiritual.
Hoje, a Universal está presente em mais de 150 países. E, no último ciclo, essa história ganhou novos capítulos.

Expansão que fortalece a missão
Entre os principais marcos do período está a inauguração do Templo Maior de Boa Vista, em Roraima (foto abaixo). A nova estrutura ampliou a capacidade de atendimento e fortaleceu a atuação da Igreja na Região Norte.

Além disso, a Universal inaugurou, reinaugurou e ampliou templos em diferentes estados. Rio Grande do Norte, Paraná, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo receberam novas estruturas. Com isso, milhares de pessoas passaram a contar com espaços mais amplos para participar das reuniões e receber atendimento espiritual.
A expansão também ganhou novos capítulos fora do Brasil. Na Bolívia, a inauguração da Catedral de Santa Cruz de la Sierra marcou um dos principais acontecimentos do período, ampliando a capacidade de atendimento da Igreja e fortalecendo o trabalho evangelístico no país.
Além desse marco, a Universal fortaleceu sua atuação em países como Rússia, Suíça, México, Gabão, Tanzânia, Canadá e Reino Unido. Ao mesmo tempo, missionários deram continuidade ao trabalho em localidades como Haiti, Papua-Nova Guiné, Sri Lanka e Malásia (foto abaixo). Mesmo diante de desafios culturais, geográficos e sociais, a evangelização continuou alcançando novas pessoas.

Crescimento que gera frutos
Cada templo inaugurado representa uma nova oportunidade de evangelização. Da mesma forma, cada frente missionária amplia o alcance da Igreja e fortalece o atendimento às comunidades.
Por isso, a expansão abriu caminho para muitas ações realizadas ao longo do último ciclo. Projetos sociais cresceram. A evangelização chegou a novos lugares. Grandes reuniões reuniram milhares de pessoas. Além disso, iniciativas voltadas às famílias, aos jovens e a públicos específicos ampliaram seu alcance.
Assim, quase 49 anos depois da primeira reunião realizada no Méier, a Universal continua a crescer. As raízes permanecem firmes no propósito que deu origem à Igreja. Enquanto isso, novos ramos seguem alcançando pessoas no Brasil e em diferentes partes do mundo.
Série especial | 49 anos da Universal
Esta reportagem integra a série especial produzida pelo Portal Universal em comemoração aos 49 anos da Igreja Universal do Reino de Deus. Ao longo dos próximos capítulos, você vai relembrar os principais acontecimentos do último ciclo da Igreja, organizados por temas que mostram a continuidade da missão iniciada em 9 de julho de 1977.
Leia também
-
- Universal está presente em 151 países e se aproxima de 49 anos de atuação
- Universal Hispanos amplia alcance do IDE entre imigrantes na capital paulista
- Universal na Espanha celebra 34 anos com inauguração do novo Altar em Madrid
- Universal no Mato Grosso do Sul celebra 18 anos
- Bispo Edir Macedo realiza reunião em Roma
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo