48 anos: um exemplo de amadurecimento
Uma Bíblia, uma caixa de som e um microfone posicionados em um coreto no Méier, bairro do Rio de Janeiro. Foi com esses instrumentos e nesse local que o jovem Edir Macedo começou a cumprir o seu chamado de levar o Evangelho a toda criatura (Mateus 28:19-20). E, 48 anos depois, algumas coisas mudaram.
O coreto ficou pequeno e a Igreja Universal do Reino de Deus transformou uma antiga funerária em seu primeiro templo, inaugurando-o em 9 de julho de 1977, no bairro da Abolição, na zona norte do Rio de Janeiro. Hoje há mais de 12 mil templos espalhados em todo o Brasil e em mais de 150 países.
A voz de um homem que largou tudo para pregar o Evangelho agora ressoa em outros 100 idiomas e dialetos por meio de dezenas de centenas de bispos, pastores e suas respectivas esposas e dos mais de 626 mil voluntários. A caixa de som e o microfone mudaram e agora a propagação do Evangelho ocorre pelas emissoras de rádio e TV, pela internet e pelo jornal impresso – como a Folha Universal, que semanalmente chega a mais de 1,7 milhão de pessoas –, sempre mantendo a mesma essência, o mesmo amor pelas almas e a mesma dedicação em servir a Deus e ao próximo.
Esses quase 18 mil dias de história também foram marcados por desafios como perseguições, notícias tendenciosas, difamações, calúnias e até processos jurídicos e a prisão do Bispo Macedo. Damos graças a Deus por isso! Esses fatos resultaram em aprendizado e amadurecimento diante de cada obstáculo superado porque, em razão do crescimento inegável, algo se manteve intacto: a Palavra de Deus.
A Bíblia sempre foi a base que fundamentou e ainda fundamenta essa Obra que segue sendo lapidada dia após dia, pois a mesma inspiração contida em 2 Timóteo 3:16-17 também inspira cada passo da Igreja Universal. Por isso em cada Altar não é pregada uma doutrina, mas o arrependimento, o batismo nas águas e o batismo com o Espírito Santo (Atos 2:38), a Fé inteligente (Romanos 10:17), o culto racional (Romanos 12:1), a prática da Palavra de Deus (Tiago 1:22), a fidelidade (Malaquias 3:10) e tudo mais que está registrado na Sagrada Escritura.
E há um detalhe especial em toda essa dedicação para levar a essência da Palavra de Deus da maneira mais simples e objetiva possível. Sabe o ditado popular “a palavra convence, mas o exemplo arrasta”? Pois bem! Antes de ensinar, a Universal pratica. Os frutos desses 48 anos são vistos nos incontáveis testemunhos e também por meio dos 15 programas sociais e das diferentes ações humanitárias em todo o mundo. Seja em uma escola, seja em um presídio, em um orfanato ou asilo, em um hospital ou cemitério, em um evento planejado com meses de antecedência ou em uma ação humanitária que ocorre por conta de um desastre, a Universal não mede esforços para oferecer suporte a cada pessoa necessitada e, por muitas vezes, negligenciada. E muitos beneficiados nem sequer conhecem a Universal.
Para quem quiser saber qual é o segredo de se doar tanto sem esperar nada em troca, enfrentar tantos desafios e superá-los e continuar inaugurando templos no Brasil e no mundo, ele é simples: obediência à Palavra de Deus, submissão ao Espírito Santo e amadurecimento diante de cada situação vivida.
Ainda há muito a fazer, muita coisa para aprender e muitas almas para alcançar. E assim a Igreja Universal avança até a volta do Senhor Jesus, como orientado em 1 Coríntios 15:58: “… firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!