4 perguntas para se fazer antes de namorar

Leia e responda para si próprio: é o momento de começar um namoro?

Imagem de capa - 4 perguntas para se fazer antes de namorar

O casamento é um dos planos de Deus para os seres humanos. A Bíblia afirma:

Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea.

Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher,

E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Marcos 10.6:8

Portanto, é natural que muitas pessoas tenham o objetivo de se casar e constituir família. Entretanto, antes que chegue o dia do casamento, existe um caminho a ser trilhado. Muitos acreditam que esse caminho se inicia no namoro ou na paquera, mas a verdade é que, ainda antes de procurar um companheiro, o seu casamento já começou. E, se enquanto for solteiro, você não resolver algumas questões, é provável que seu casamento se torne um fracasso.

Uma pergunta importante que você deve fazer antes de buscar um namorado é…

“Por que eu quero namorar?”.

Se essa vontade é apenas para não se sentir pressionado (a sociedade, cruelmente, faz muitas pessoas se sentirem mal por não ter beijado ainda ou por ser solteiro, por exemplo), reconsidere.

Mas, “se quer namorar, deve querer isso porque tem pretensão de casar com aquela pessoa! Por que então você não começa a observar esse rapaz [ou a moça] ao invés de querer começar a namorá-lo? Observe-o e ore a Deus”, orienta o blog de Cristiane Cardoso.

Outra pergunta fundamental no momento de partir para uma relação é…

“… Eu estou preparado para isso?”

Namorar não é simples nem é fácil. Exige sacrifício de ambas as partes e, algumas vezes, as pessoas iniciam o namoro sem estarem prontas, o que resulta em muita dor de cabeça.

A escritora Cristiane Cardoso, autora do livro “Namoro Blindado: O Seu Relacionamento À Prova de Coração Partido”, explica que “a fase de solteira, é um período para uma preparação interior. Essa fase é para lidarmos com coisas escondidas dentro de nós, para que estas não venham a interferir negativamente, quando a pessoa adequada aparecer.”

Para saber mais sobre esses sentimentos que podem interferir no namoro, clique aqui. Caso ainda queira iniciar uma relação, pergunte-se…

“… Eu deixei o meu passado no passado?”

Muitas pessoas carregam bagagens pesadas de relacionamentos passados. O caso é tão grave que a sociedade inventou a ideia muito disseminada de que “a melhor maneira de esquecer um amor é iniciando outro”. Mentira! Iniciar um namoro pensando no seu passado pode resultar em uma catástrofe! Você sempre estará imaginando o que poderia ter acontecido se insistisse mais na relação anterior, comparando seu atual com o seu ex e praticando diversas atitudes não saudáveis para um relacionamento.

Iniciar um namoro “significa se desprender de traumas e raízes ruins para que o relacionamento venha a dar certo”.

Por fim, se todas as suas respostas apontarem para ir adiante no relacionamento, questione-se:

“… Eu me amo e estou emocionalmente inteiro para isso?”

“Quando uma pessoa não está emocionalmente inteira e bem resolvida com ela mesma, corre um grande perigo ao entrar em um relacionamento: o de fazer o outro o seu tudo”, explica Renato Cardoso. “A tendência é ela tirar todo seu senso de valor e de amor da outra pessoa. Por isso, se torna sufocante, porque o parceiro é sua única fonte de valor e amor. Qualquer coisa que o parceiro faça ou deixe de fazer que não alcance suas expectativas, ela já vê aquilo como um ataque ou prova que não a ama.”

Para se dedicar a uma relação, “é preciso estar inteiro e bem resolvido para entrar e estar em um relacionamento.”

Agora, se você fez todas essas perguntas a si mesmo e, respondendo sinceramente, decidiu que está na hora de procurar um namorado (a), participe da Terapia do Amor, que acontece todas as quintas-feiras, na Universal. Essa é uma palestra direcionada não apenas aos casais, mas também aos solteiros que querem, um dia, realizar o plano de Deus e encontrar alguém para formar uma só carne. Os encontros acontecem na Avenida Celso Garcia, 605, Brás, zona leste da capital paulista. Ou encontre o endereço de uma Universal perto de você, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagem: Thinkstock