Rede aleluia
4 passos para superar a traição no relacionamento
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
GaranhunsRecife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 11 de Maio de 2022 - 20:24


4 passos para superar a traição no relacionamento

Os professores Renato e Cristiane Cardoso ensinam como agir para vencer o problema

4 passos para superar a traição no relacionamento

Recentemente, numa entrevista para um podcast, a cantora Simaria, que faz dupla com a irmã Simone, revelou que sofreu várias traições de um ex-namorado com quem se relacionou por seis anos.

Ao falar sobre o assunto ela brincou dizendo que “andava torta de tanto chifre”.

Felizmente, para Simaria, esse relacionamento ficou no passado e, obviamente, já está mais do que superado, do contrário ela não brincaria com a situação.

Por que isso é importante:

Renato Cardoso destaca que cada vez mais a infidelidade é vista como algo banal, algo corriqueiro e vista (pelo traidor) como algo bom.

  • “Aquela aventura, aquela adrenalina de ter um caso, pular a cerca, ser infiel, normalmente vem vestida de sucesso, por isso ela é tão atraente. A embalagem é bonita, mas o conteúdo é amargo. Quem considera uma traição, pensa que vai ser uma coisa boa, mas quando você cai nela, desperta para a burrice que você fez”.

4 dicas para superar a traição e reconstruir o relacionamento

Contudo, se você traiu ou foi traída, mas deseja reconstruir o seu relacionamento, os professores da Escola do Amor dão algumas dicas. Veja:

1 – Tirar lições do que aconteceu

Tudo que aconteceu traz uma lição para você. Então, vocês devem parar e avaliar o que aconteceu antes do episódio da traição e o próprio episódio em si. Se o casamento estava mal, se vocês estavam frios um com o outro, havia interferência de terceiros, muitas brechas, enfim. Em todo erro há grandes lições que podem ser aprendidas.

2 – Identificar os erros individualmente

Sempre existem erros dos dois lados. Se vocês vão reconstruir a relação, os dois precisam reparar os erros, porque erro chama erro, e o erro de um alimenta o do outro. O parceiro traído tem que entender como que ele contribuiu para que a traição acontecesse.

3 – Estabeleçam regras e limites

Se houve traição é porque alguns limites foram ultrapassados e algumas regras foram quebradas, ou nunca existiram. Neste caso o casal precisa entender que é preciso respeitar alguns limites, como por exemplo, não ter mais senha no celular, não manter contato com pessoas do sexo oposto na sua ausência do cônjuge, não ter perfis separados nas redes sociais, etc.

  • “Enfim, algumas regras e limites precisam ser implementados para reconstrução da confiança; não tem como manter qualquer relacionamento sem regras. Nenhuma empresa – e casamento é uma forma de empresa – funciona sem regras, sem limites”, destaca Renato.
4 – Mudar os comportamentos

Não adianta você saber onde errou e não mudar, voltar aos velhos hábitos. Quando há uma traição é como se vocês tivessem dado vários passos para trás no relacionamento.

  • Então, agora você tem que reconstruir, tem que se esforçar, vai ter que ter muita paciência quando a pessoa que foi traída se lembrar do que aconteceu, você vai ter que tolerar isso.
  • A pessoa traída precisa olhar para frente. É difícil, porque você vai ficar sempre tentada a se lembrar do que aconteceu e ficar se comparando com a outra pessoa. Mas se esforçar faz parte da reconstrução, é isso que é lutar pelo relacionamento. Dá trabalho, é um sacrifício, mas vale a pena. Se vocês praticarem essas regras, seguirem esses passos corretamente, conseguirão – pouco a pouco – reconstruir o relacionamento.
Testemunho de casamento restaurado:

O casal Simone e Mateus é um exemplo de que é possível restaurar o casamento, mesmo depois de uma traição, quando essas dicas são colocadas em prática.

Eles estão casados há 6 anos, mas depois dos 3 primeiros meses de casamento Simone se tornou uma pessoa muito difícil e qualquer coisa era motivo para ela humilhar e maltratar o marido. Simone conta que tinha um banco de reserva de ex, e o marido tinha que aceitar que eles frequentassem a casa deles. Mateus, por sua vez, diz que aguentava tudo isso porque cresceu vendo o pai maltratar a mãe e havia prometido para si mesmo que nunca faria o mesmo com uma mulher. Então, por mais que sentisse vontade de revidar, resistia.

O início da mudança:

Até que, um dia, Mateus tomou conhecimento da Terapia do Amor e decidiu buscar ajuda. Ao assistir as palestras, começou a colocar em prática tudo o que era ensinado e aprendeu a se valorizar. Simone, por sua vez, vendo a mudança no comportamento do marido, resolveu acompanhá-lo às palestras. Foi, então, que ela se deu conta que tudo que fazia era errado.

  • “A primeira coisa que eu aprendi é que eu tinha que fazer o que era certo e não o que eu tinha vontade”, disse Simone.
A transformação:

Hoje, o casamento deles está completamente restaurado. Não foi do dia para noite, exigiu de cada um deles esforço, paciência e, sobretudo, obediência para colocar em prática tudo que era ensinado nas Palestras.

Para assistir ao testemunho completo deles, veja a primeira palestra do “Curso Renovação de Casamentos” já disponível no Univer Vídeo.

A Terapia do Amor acontece todas as quintas-feiras, no Templo de Salomão, às 10h, 15h e 20h. E em outras localidades, consulte aqui os endereços.


4 passos para superar a traição no relacionamento
  • Jeane Vidal / Fotos: iStock e Reprodução 


reportar erro