4 dicas práticas para manter a fé em Deus durante a faculdade

Este não é um período fácil, mas com dedicação é possível permanecer firme

Imagem de capa - 4 dicas práticas para manter a fé em Deus durante a faculdade

Atualmente, o Brasil ainda enfrenta uma série de restrições por conta da pandemia do novo coronavírus. Aulas têm acontecido online e, presencialmente, talvez só voltem em 2021.

Mesmo assim, esse período traz uma série de desafios e quando você é cristão eles aumentam ainda mais. Afinal, além da preocupação em se dar bem nas matérias, há a preocupação em manter a Salvação da alma.

A vida acadêmica é repleta de situações que podem colocar a sua fé à prova. Ideologias contrárias a Deus e à Bíblia, questionamentos de colegas e professores, más amizades, entre outros.

Fora tudo isso, ainda é preciso lidar com uma rotina cansativa de trabalho e estudo, o que pode interferir no relacionamento com o Altíssimo. Por conta de tudo isso, muitas pessoas esfriam na fé e até deixam suas congregações.

Mas, mesmo com todas as dificuldades, é possível cuidar da sua vida espiritual e se manter na fé durante todo o curso. Confira algumas dicas abaixo:

1- Mente ligada em Deus

A oração é a principal forma de se manter conectado a Ele, seja em pensamento ou, literalmente, falando. Faça do Senhor Jesus o seu melhor amigo, contando segredos, dificuldades, planos e lembrando dEle no decorrer do seu dia.

Essa dica foi o que mais ajudou Yuri Tamasauskas, de 31 anos, a manter sua Salvação durante os 4 anos do curso de Design Digital. Como ele sempre trabalhou e estudou, tinha uma rotina cheia de compromissos. Mesmo assim, sempre separava algum momento para se manter conectado nas coisas do Alto.

“Eu procurava escutar os programas da igreja no rádio, enquanto trabalhava; fazer uma oração rápida no banheiro do serviço ou mesmo em pensamento para me manter em espírito”, conta.

2- Ir à igreja

Ir à igreja para ouvir as mensagens de fé e buscar o Espírito Santo é algo fundamental para a vida cristã. Mas, infelizmente, a maioria das pessoas que estudam e trabalham não conseguem estar presentes na Casa de Deus.

Foi o que aconteceu com a assistente de marketing Bruna Barbosa Ferreira, de 24 anos. Durante os anos do curso de Design, ela não conseguia frequentar os cultos na semana. No entanto, ela aproveitava o sábado e domingo para se dedicar ao máximo às coisas da fé.

“Isso me ajudava, pois eu recarregava minhas forças espirituais, buscava, trabalhava como obreira. Durante a semana, eu também acompanhava as reuniões pelo Univer Vídeo ou ouvia enquanto trabalhava. Também sempre participava do Jejum de Daniel, o que me ajudava a me manter no foco das coisas de Deus”, afirma.

Leia mais: Como ser estudante e manter a comunhão com Deus?

3- Literatura da fé

A faculdade também exige a leitura quase que diária de uma série de conteúdos. E para manter sua comunhão com Deus em alta ela, também, é muito importante.

Organize seu tempo e separe alguns minutos para ler e meditar na Bíblia e aplicar o que leu no seu dia a dia. A Universal também tem uma série de obras que irão fortalecer sua fé e lhe ajudar a permanecer.

Se você costuma utilizar o transporte público, este é um período que pode ser aproveitado. “Na época, eu andava com livros da igreja na minha mochila, então, antes de chegar ao trabalho eu lia no transporte público. Também lia a Bíblia pelo aplicativo no celular”, diz Yuri

4- Vigilância e foco

Esteja atento para evitar situações que podem prejudicar sua boa consciência. Claro que você deve interagir, ser amigável e respeitar seus colegas. Mas saiba estipular limites para que sua Salvação não corra riscos.

Bruna Garcia dos Santos, de 23 anos, estuda Engenharia de Produção, e fala que conseguiu seguir essa dica em todos os anos da universidade.

“Nunca recebi convites para coisas ruins, meus colegas sempre me respeitavam. Você precisa saber lidar com as pessoas que não compactuam com a sua fé, ter um bom convívio com elas. Mas não vai andar com pessoas que não respeitam sua fé. O que também me ajuda é estar sempre em comunhão com Deus, em espírito de oração, incluindo Ele no meu dia e nas minhas decisões”, diz.

A Força Jovem Universal (FJU) conta com o projeto Universitários, para quem faz ou já fez faculdade. O grupo realiza palestras, encontros e ações voltados para esse público. Para mais informações, acesse a página oficial do grupo no Facebook ou Instagram.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: Getty Images