Rede aleluia
3 revelações sobre o desfecho da história de Poderosa, em Amor Sem Igual
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 15 de Janeiro de 2021 - 13:07


3 revelações sobre o desfecho da história de Poderosa, em Amor Sem Igual

Na reta final, folhetim deixa reflexões importantes sobre a vida

3 revelações sobre o desfecho da história de Poderosa, em Amor Sem Igual

Quem assistiu o capítulo desta quinta-feira em Amor Sem Igual deve ter ficado com o rosto molhado de lágrimas, rs. Depois de ler a mensagem emocionante deixada por Miguel, Poderosa (Day Mesquita), recebe alta hospitalar e volta para a mansão dos Viana. Lá, é recebida pelos seus amigos, mas não vê o amado.

Mesmo triste por não ter Miguel na festa de recepção, Angélica (como quer ser chamada a partir de agora) pede perdão a todos. “Eu sei que errei. Não foram poucas as vezes que não enxerguei vocês para olhar para minha vingança. Essa ambição de me vingar trouxe muita dor (…) De coração, queria pedir perdão a vocês”.

Vamos conhecer o final da novela a partir das 21h do próximo dia 18, segunda-feira. E no dia 19 estreia a tão aguardada superprodução Gênesis. Mas, antes do último capítulo ir ao ar, refleti sobre três ensinamentos que a história de Angélica deixará para todos os espectadores.

1 –  A vingança não vale a pena

Poderosa foi abandonada pelo pai na infância, foi vítima de abuso, perdeu a mãe, entrou para o mundo da prostituição… Sempre se viu sozinha e culpou a ausência paterna por tudo que vivenciou.

Após sofrer várias tentativas de homicídio e descobrir que o pai estava vivo, ela entra num caminho insano por vingança, e não apenas contra o pai, mas contra todos que a perseguiram. Esse desejo fez com que Angélica fizesse inúmeras escolhas erradas, que só lhe trouxeram ainda mais dor e sofrimento.

Apesar de ter conhecido Miguel, um homem de fé e que a amou genuinamente, a única coisa que conseguia vislumbrar era a concretização do seu plano de vingança. Mas só o que conseguiu foi causar a si própria ainda mais dor e sofrimento.

E é isso o que a vingança faz com a gente. Especialistas afirmam que esse tipo de ressentimento é um veneno para a saúde física e mental, e só traz prejuízos. Pessoas que guardam rancores e querem se vingar acabam vivendo apenas em função disso. Elas perdem seus sonhos, projetos de vida e a capacidade de ter sentimentos bons. A vingança vira uma fixação e a pessoa pode acabar adoecendo emocionalmente.

Mesmo que alguém tenha sido prejudicado, existem recursos racionais e legais para lidar com a situação. Porque, enquanto a vingança está relacionada à emoção, o antídoto é a razão. Então, diante de uma situação que gerou rancor, cabe à pessoa que se sente magoada tomar a decisão de vencer esse sentimento negativo. Para isso, é importante aprender a perdoar. Porque quando perdoamos, o maior beneficiado somos nós mesmos, pois nos libertamos do passado e encontramos a liberdade.

2 – Não existe mudança impossível

Angélica tinha problemas comuns à muitas pessoas, um passado de rejeições, abuso e traumas. Mas, quando ela conheceu pessoas que a amaram e mostraram para ela que é possível sim conquistar uma nova realidade, uma “sementinha” foi plantada em seu coração.

Até que, no limite da dor, ela se deu conta de que, ao contrário do que acreditava, nunca foi abandonada. Pelo contrário, era ela quem não conseguia enxergar as coisas boas porque estava cega pelo ódio e desejo de vingança.

Foi então, que em meio às lágrimas, no leito do hospital, ela finalmente decidiu mudar.

É claro que mudar de vida não é tão simples quanto trocar de roupa. Depende de atitudes como reconhecer erros, hábitos e comportamentos ruins, sacrificar a raiva e praticar o perdão para que, assim, aos poucos, a transformação total aconteça. E nunca é tarde para isso. A cada novo nascer do sol temos a oportunidade de um recomeço. Recomeçar é acreditar, é renovar as esperanças, é nos dar uma nova chance.

3 – O amor verdadeiro não busca o próprio interesse

Não tem como falar da transformação da Angélica sem falar do Miguel (Rafael Sardão) que, desde que a conheceu, conseguiu ver nela o valor que ela não enxergava.

Desde então, não mediu esforços para fazê-la desistir da vida de prostituição e entender que suas escolhas erradas eram as causas de tanta dor e sofrimento. Miguel lutou para fazer Angélica conhecer o Amor Sem Igual e, assim, mudar a própria história.

Contudo, a luta de Miguel foi árdua e, por vezes, dolorosa, mas mesmo diante da resistência da amada, não desistiu. Ele a amou!

Ah o amor… O verdadeiro sentido desse sentimento é puro e é um desafio diário. Precisamos aprender a praticá-lo no dia a dia. Porque, quando se entende o real significado de amar, tudo muda. Para isso, é preciso estar disposto a melhorar nós mesmos (não focar apenas no erro do outro) e sacrificar, diariamente.

Eu diria que Miguel nos ensinou que o verdadeiro amor é muito mais que apenas “sentir”, é uma decisão de querer o bem de quem se ama acima de qualquer interesse pessoal. Algo raro de se ver hoje em dia.

Mas, afinal, o que esse Amor Sem Igual fez na vida da Poderosa, ou melhor, da Angélica? Saberemos nos próximos dias, rs.

Os últimos capítulos do folhetim serão exibidos às 21h pela RecordTV, mas você também pode acompanhar online pelo PlayPlus.

 


3 revelações sobre o desfecho da história de Poderosa, em Amor Sem Igual
  • Refletindo sobre a notícia por Ana Carolina Cury / Fotos: Blad Meneghel e Reprodução 


reportar erro