3 atitudes proibidas no casamento

Para ter um relacionamento feliz é preciso ficar atento para não cometer estes erros

Imagem de capa - 3 atitudes proibidas no casamento

Um casamento feliz não vem naturalmente ou por meio de sorte. O casal precisa investir na relação e ter as atitudes certas para lidar com os problemas da melhor forma. E nem sempre essa é uma tarefa fácil.

Há uma lista de coisas que ambos precisam fazer e evitar para que sejam felizes. Veja abaixo três das principais atitudes que devem ser proibidas entre vocês, caso queiram ter uma relação sólida.

Generalizar

“Você nunca…” ou “você sempre…”. Não importa como você complete essas frases, ambas causarão problemas. Não use o pincel de uma situação para pintar todo o caráter do seu companheiro. Esse tipo de afirmação raramente é verdadeira e só serve para aborrecê-lo.

“Lide com as situações individualmente e resista à tentação de relacionar o problema atual a um problema do passado. Cuidado com as palavras nunca, sempre, nada, tudo e toda vez. São palavras absolutas e não deixam opção. Evite-as”, orienta Renato Cardoso, coautor do livro Casamento Blindado.

Renato acrescenta que ao generalizar, o parceiro não lida com o problema que você trouxe, mas tende a se lembrar de algo que contrarie o que você está dizendo.

Ofensas e xingamentos

Além de desmotivar, essa atitude faz o casal perder o respeito um pelo outro. Nunca aja com agressividade. Não é desculpa dizer que é nervoso ou pavio curto, pois o verdadeiro amor não machuca.

Mantenha um alto nível, não xingue, não ataque o caráter. Casais felizes adotam um padrão elevado de tratamento um com o outro e se recusam a aceitar um comportamento nocivo.

“Quando suas emoções afloram e você quer explodir com a outra pessoa, guarde esta frase: “o amor nunca fere”. Aja civilizadamente. Se a outra pessoa está lhe ferindo, insista — com respeito, sem atiçar ainda mais — que mantenham o alto padrão entre vocês. Talvez tenha que apontar isso mais tarde, depois que os ânimos se acalmarem, mas não deixe passar”, fala Renato.

Interromper o companheiro

casamento

Quando vocês tiverem um desentendimento, permita que seu cônjuge explique o seu ponto de vista antes de você começar a falar. Resista à tentação de se defender ou de contra-atacar. Isso mantém a discussão em nível racional ao invés de emocional.

“Ouça tudo primeiro, não pense que já entendeu antes do outro terminar de falar. Não fique pensando no que vai responder antes de terminar de ouvir. Não é uma disputa, você não tem que se defender, nem tem que ganhar a argumentação. Você deve entender o problema e só depois falar”, ensina.

Mudar seus hábitos pode levar tempo e demandar esforço, mas não desista de melhorar. Não só você, mas toda sua família se beneficiará com as mudanças.

Ademais, para mais dicas sobre a vida amorosa, participe das palestras da Terapia do Amor que acontecem toda quinta-feira, no Templo de Salomão. Os horários são 10h, 15h e 20h.

Você também pode ir à Universal mais próxima de sua casa.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: iStock