2ª edição do ‘Calebe Criativo’ promove atividades artísticas a idosos no Brasil e em 40 países

Evento gratuito contará com oficinas de artes, exposições de artesanatos e apresentações musicais

O programa social Calebe realizará nos dias 25 e 26 de março a 2ª edição do “Calebe Criativo”, um evento dedicado a terceira idade com oficinas de artes, apresentações musicais e exposições de artesanatos que ocorrerá em 1.866 mil cidades brasileiras e em 40 países.

O objetivo do evento é ressaltar os benefícios que a arte pode proporcionar às pessoas idosas, como o resgate do convívio social, o estímulo de novas formas de expressar ideias e o desenvolvimento de autonomia.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard atestou que pessoas que criam laços afetivos vivem mais e melhor.

Através das atividades em grupo propostas pelo programa social, idosos têm tido a oportunidade de conhecer novas pessoas e manter uma vida ativa socialmente.

Cátia Maria Pimentel de 61 anos, conta que antes de conhecer o Calebe ela “vivia em casa triste, amargurada e depressiva”. No entanto, depois que passou a participar do grupo e especialmente das aulas de artesanato percebeu que tudo mudou.

“Me encantei quando fiz a minha primeira garrafinha forrada de barbantes com raminhos de flores. Aprendi também a fazer barra de pano de prato em crochê e pintura em tecidos. A partir do primeiro artesanato que aprendi por meio do projeto, nasceu em mim a certeza de que eu poderia fazer da arte uma atividade não só prazerosa, mas também rentável”, relata.

Uma das iniciativas do Calebe é o projeto Artes, que proporciona, gratuitamente, atividades artísticas como aulas de crochê, tricô, corte e costura, fuxico, pintura e artesanato em geral para a terceira idade.

Voluntária há 6 anos do programa social no Rio Grande do Norte, Cyra Mota de 55 anos acredita que o projeto Artes pode ajudar bastante a terceira idade. “No momento em que cada um faz a sua arte, eu vejo que eles se sentem bem, ficam felizes por estar fazendo algo diferente, criado por eles mesmos”.

No “Calebe Criativo”, serão apresentados os projetos Artes e Cultura, e com isso, serão abertas as inscrições para novas turmas em aulas como de artesanato e coral.

Fundado pela Igreja Universal do Reino de Deus, o Calebe proporcionou mais qualidade de vida a 3.335.327 idosos no Brasil e no Exterior em 2022.

imagem do author
Colaborador

UNIcom