18 de maio é o dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Data reforça a importância da conscientização e do cuidado com os pequenos

Imagem de capa - 18 de maio é o dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Com fé e compromisso, neste 18 de maio o Brasil se une em uma causa de extrema importância: o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Instituída pela Lei nº 9.970/2000, essa data chama a atenção para a necessidade urgente de proteger aqueles que ainda estão em fase de formação e são especialmente vulneráveis.

Em todo o país, a campanha #MaioLaranja mobiliza a sociedade para que cada cidadão esteja atento aos sinais de violência e exploração. A missão é clara: informar, conscientizar e agir para impedir que crianças e adolescentes sofram qualquer tipo de abuso.

A responsabilidade é de todos

A Palavra de Deus nos orienta a cuidar dos mais frágeis e inocentes. Jesus disse: “Deixai vir a Mim os pequeninos e não os impeçais, porque dos tais é o Reino de Deus” (Marcos 10:14). Proteger as crianças é, portanto, um ato de fé e de amor.

Por isso, é fundamental que pais, responsáveis, educadores e toda a sociedade estejam atentos a qualquer comportamento estranho que possa indicar abuso ou exploração. Conversar com as crianças, ensiná-las a identificar situações perigosas e denunciar qualquer suspeita às autoridades são atitudes que podem salvar vidas e também combate ao abuso.

Como denunciar

Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia, de forma anônima e gratuita, pelo Disque 100 — canal do Governo Federal que recebe, encaminha e monitora denúncias de violações de direitos humanos.

Além disso, Delegacias Especializadas e Conselhos Tutelares também são locais onde a denúncia pode ser realizada.

A fé nos inspira à ação

A fé nos ensina que devemos não apenas orar, mas agir em favor dos que precisam. Neste maio laranja, una-se a essa corrente de conscientização. Seja um instrumento nas mãos de Deus para proteger as crianças e adolescentes do nosso país.

Faça a sua parte. Denuncie. Proteja. Acolha.

imagem do author
Colaborador

Sabrina Marques / Foto: iStock