Optometrista: você sabe o que ele faz?

Conheça mais sobre as atribuições desse importante profissional da área da saúde

Imagem de capa - Optometrista:  você sabe o que ele faz?

Se você já precisou de óculos, com certeza já se questionou sobre a diferença entre os profissionais de optometria e oftalmologia. Qual deles está habilitado para prescrever as lentes certas para os seus óculos? O optometrista realiza a atenção visual primária, monitorando a reabilitação visual e prescrevendo soluções para os problemas de alterações visuais. Ele tem a função de realizar exames optométricos, recomendar auxílios ópticos, promover a educação em saúde visual, além de gerenciar óticas e clínicas de visão.

Augusto Cerda Faria, diretor de Relações Profissionais do Conselho Regional de Óptica e Optometria do Estado de São Paulo (CROO-SP), explica que identificar as alterações visuais é função do optometrista. “Ele vai cuidar da miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia e estrabismo e também realizará a triagem de outros problemas. Se um paciente chega com catarata, por exemplo, ele o encaminhará para o oftalmologista.”

A principal diferença entre os dois profissionais da saúde é o campo de atuação de cada um. Enquanto o optometrista cuida da prevenção, o oftalmologista cuida do tratamento de doenças. “O optometrista é da área da saúde e cuida da reabilitação visual em todos os níveis, enquanto o oftalmologista cuida das doenças do globo ocular. Existem ainda o ótico, responsável pela confecção dos óculos, e o contatólogo, que cuida da adaptação das lentes de contato”, reforça Cerda.

Habilidades

Então, respondendo à pergunta inicial, o optometrista é um profissional que também está habilitado para receitar óculos de forma segura e adequada. Entretanto, não está apto a fazer intervenções cirúrgicas, invasivas ou de caráter patológico, função exclusiva do oftalmologista. Segundo Cerda, na saúde pública mundial, a proporção é de cinco optometristas para cada oftalmologista.

Para se tornar um optometrista, o profissional precisa ter formação na área, o que inclui cursos técnicos, bacharelado em Optometria e pós-graduações. Dessa forma, estará habilitado para trabalhar em consultórios optométricos de caráter multidisciplinar, hospitais, clínicas e também em óticas, desde que elas tenham o equipamento necessário.

Função social

O optometrista desenvolve a função social da prevenção de alterações visuais em mais de 130 países, entre eles Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália, Guatemala e Brasil.

A optometria tem um impacto amplo no sistema social, pois acaba barateando o custo. “Se uma pessoa tem catarata, que causa uma cegueira evitável, e vai ao Sistema Único de Saúde (SUS), ela leva até 300 dias para passar por uma consulta. O optometrista pode agilizar o processo com a prevenção. A patologia, quando instalada, pode avançar gerando um prejuízo social enorme”, comenta Cerda.

Para ele, é necessário que os brasileiros entendam a real função do optometrista na prevenção da saúde. “Um país sem optometristas impede sua sociedade de ter acesso a uma saúde digna”, finaliza.

imagem do author
Colaborador

Por Katherine Rivas / Foto: Fotolia / Arte: Eder Santos