O que seria o livrinho aberto citado em Apocalipse?

Entenda do que se trata esse elemento do Fim dos Tempos

Imagem de capa - O que seria o livrinho aberto citado em Apocalipse?

O Apocalipse é a revelação do Senhor Jesus aos Seus servos sobre os últimos acontecimentos deste mundo. Por ser um livro repleto de símbolos e analogias, talvez seja um dos textos contidos na Bíblia que as pessoas mais se desanimam na tentativa de compreender. Contudo, é importante a busca pelo entendimento do que está ali.

A abertura dos sete selos

Após ter a visão do trono de Deus, João passa a testemunhar a abertura dos selos que estão em um livro, os quais só podem ser abertos pelo Senhor Jesus.

“Os selos têm de ser abertos para que os juízos, tanto de justificação para os salvos quanto de condenação para os perdidos, possam ser executados”, explica o Bispo Edir Macedo, no livro “Estudo do Apocalipse”.

O primeiro dos selos mostra o surgimento da figura do anticristo (o cavaleiro branco) aqui na Terra. O reinado do anticristo terá a duração de 7 anos. Nos primeiros 3 anos e meio, ele se mostrará um líder mundial bom para os povos. Mas isso é para enganar as pessoas, porque nos últimos 3 anos e meio de seu reinado, ele revelará a sua natureza diabólica.

Vale lembrar que o Senhor Jesus, antes do reinado do anticristo, tirará da Terra os que estarão salvos – esse evento é conhecido como “arrebatamento” – para que estes não sofram durante esse período. Naquele momento, o Espírito Santo também deixará este mundo, que será, então, entregue ao domínio de Satanás, mas sob o juízo de Deus.

As sete trombetas de juízo

Quando, então, chegar o momento da abertura do sétimo (e último) selo, surgirão as trombetas de juízo, que fazem parte desse selo. “Por que João viu sete anjos prontos para tocarem sete trombetas? Nada é por acaso. Não se tocava trombeta aleatoriamente. É Deus dando mais uma chance ao mundo, já na Grande Tribulação, aos que ficarem por aqui depois do arrebatamento para serem salvos. Aqui, no Apocalipse, as trombetas são anúncios da chegada dos juízos de Deus”, esclareceu o bispo Renato Cardoso, durante uma reunião do Estudo do Apocalipse sobre o tema.

Isso acontecerá porque a maioria das pessoas que ficar para o período da Grande Tribulação terá um coração duro, difícil, e não se voltará para Deus, preferindo permanecer no pecado.

O livrinho aberto

Após a sexta trombeta, uma terça parte da população da Terra será morta. Então, João viu um Anjo Forte, que é o Senhor Jesus, descer do céu e na mão dEle havia um livrinho aberto.

“E vi outro anjo forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem; e por cima da Sua cabeça estava o arco celeste, e o Seu rosto era como o sol, e os Seus pés como colunas de fogo. E tinha na Sua mão um livrinho aberto. E pôs o Seu pé direito sobre o mar, e o esquerdo sobre a terra.” Apocalipse 10.1-2

“O Anjo aqui responde a oração dos mártires e diz que não haverá mais demora. Quer dizer, a partir desse momento, os juízos começam a se acelerar sobre a Terra. A sétima trombeta logo irá tocar e concluir o plano de Deus. A demora atual é para a oportunidade de Salvação dos perdidos”, observou o bispo Renato.

É interessante observar que o Senhor Jesus entrega o livrinho para que João o coma, mas o alerta de que, na boca, será doce, porém, no estômago, amargo.

“Este ato simbólico quer dizer: o homem de Deus tem que viver as Palavras de Deus antes de falá-las. Os homens de Deus, as mulheres de Deus, são aqueles que vivem aquilo que pregam. E não só conhecem a Palavra e a anuncia. Vigie isso. Cuidado, porque muitos saem por esse mundo pregando, e tantos outros mais saem seguindo pessoas que têm uma oratória maravilhosa, um ministério maravilhoso, mas você vai olhar a vida delas e não tem a prática da Palavra”, acrescentou o bispo Renato.

Aprenda mais sobre o Apocalipse

Todos os domingos, no Templo de Salomão, localizado na capital paulista, às 18h, há a reunião Estudo do Apocalipse. Por meio dela você aprenderá o significado desse livro. Participe!

No Univer Video você pode acompanhar essa reunião, ao vivo, e também conferir todas as reuniões anteriores. Confira.

imagem do author
Colaborador

Por Daniel Cruz / Foto: Thinkstock