O que é ser um homem de atitude?

Confira o que foi abordado na palestra mensal do Projeto IntelliMen

Imagem de capa - O que é ser um homem de atitude?

Se você pensar por um instante, os adjetivos que descrevem um homem sem atitude não são nada agradáveis: “fraco”, “acomodado” e “zero à esquerda” seriam alguns deles. Será que você, homem, gostaria de ser descrito por meio de uma dessas expressões? Acredito que não, certo? É por isso que nós precisamos ser decisivos no dia a dia.

Muitos homens acostumaram-se a deixar a vida seguir sem rumo e não tomaram as rédeas do próprio destino. A consequência desse comportamento é que os anos passam, mas eles não se desenvolvem. Não procuram por novos horizontes profissionais, não planejam conquistas pessoais e, assim, ficam enferrujados com o tempo.

Agir, apesar de tudo

Durante o encontro mensal exclusivo para homens, realizado no Templo de Salomão, na capital paulista, no dia 7 de outubro último, o palestrante Renato Cardoso alertou os participantes para esse tema.

“Todo homem de sucesso tem que ser de atitude. ‘Atitude’ significa que você tem que favorecer à ação, em vez de ficar parado analisando. É importante analisar, mas chega uma hora que você tem que agir. Entenda que no ‘fazer’ você acaba aprendendo. Mesmo sem ter todas as informações ou todas as condições propícias para o que você quer realizar, mas só pelo fato de você ter dado o primeiro passo e ter tido atitude, ali você aprende o que você teria de aprender. Mesmo que você erre, você estará aprendendo”, orientou o palestrante.

Ele ainda acrescentou que apesar dos medos e das inseguranças, se a pessoa tiver fé e for para cima do problema, ela vai vencer.

“Tem gente que a postura dela diante de qualquer problema, situação, desafio, é: ‘Não sei, vamos ver, a gente precisa pensar’. Isso é uma postura. Então, você tem que vigiar sobre o tipo de postura que você assume diante de algo que precisa ser feito”, continuou.

Vale destacar também que ter atitude não é apenas fazer aquilo que foi mandado. O homem de atitude faz além do que está sendo pedido. O líder dá ordens, primeiramente, a si mesmo.

Nem sempre essa pessoa terá coragem para agir com convicção, mas é preciso que ela enfrente esse medo. Sobre isso, Renato recordou um trecho bíblico, no primeiro livro de Samuel, no capítulo 10 e versículo 7:

(…) faze o que achar a tua mão, porque Deus é contigo. 1 Samuel 10.7

“Eu vou fazer o que a ocasião me pede, na fé de que Deus vai ser comigo. Deus é comigo, então o que eu fizer vai dar certo, vai ser abençoado”, esclareceu.

Por isso, é importante que você, homem, comece a diagnosticar o que tem lhe paralisado diante da vida. Será que é o medo, ou são as distrações – tais como, televisão e videogame -, ou é a preguiça, ou a falta de conhecimento? Não importa. Identifique o que não lhe permite crescer e trabalhe em cima disso. Seja um homem de atitude.

Projeto IntelliMen

Você pode começar a exercitar o seu poder de decisão escolhendo, agora mesmo, participar do Projeto IntelliMen. São 53 desafios que vão lhe ajudar no pleno desenvolvimento nas diversas áreas de sua vida. Clique aqui e leia o Manifesto. Acompanhe também as novidades na página oficial do grupo no Facebook.

Assista também essa palestra na íntegra no Univer Vídeo.

imagem do author
Colaborador

Por Daniel Cruz / Fotos: Marcelo Alves