“Nossa maior recompensa é saber que uma família foi ajudada pelo nosso trabalho”

Cinco anos depois de Casamento Blindado, Renato e Cristiane Cardoso trazem a nova edição do manual que já ajudou milhares de relacionamentos: Casamento Blindado 2.0. Confira a entrevista exclusiva com o casal

Imagem de capa - “Nossa maior recompensa é saber que uma família foi ajudada pelo nosso trabalho”

Em 2012, os apresentadores e palestrantes Renato e Cristiane Cardoso transformaram em livro a experiência que tiveram com o aconselhamento de casais, com as palestras que ministram e com os programas que apresentam. Assim, nasceu o livro Casamento Blindado, que, pouco tempo depois, se tornou best-seller alcançando a marca de mais de 3,5 milhões de exemplares vendidos.

Agora, cinco anos depois, eles trazem uma nova edição deste manual, totalmente atualizado e com conteúdo inédito. Em entrevista especial à Folha Universal, o casal contou as novidades de Casamento Blindado 2.0 e revelou o que espera do trabalho.

O que tem de novidade em Casamento Blindado 2.0? Vocês buscaram adaptar o conteúdo às mudanças contemporâneas?

Renato: Sim. Ao longo de cinco anos muita coisa mudou.

Como nós costumamos dizer, há cinco anos não tinha WhatsApp e hoje um dos principais problemas nos relacionamentos é o uso dele. Então, nós nos baseamos nesses feedbacks e também fomos às redes sociais perguntar aos leitores de Casamento Blindado, na nossa página do livro no Facebook, o que eles gostariam de ter lido e que não encontraram na publicação anterior. Esse feedback nos ajudou a formular o novo conteúdo.

Cristiane: Uma coisa interessante que acrescentamos é a nossa experiência, porque quando escrevemos a primeira versão de Casamento Blindado tínhamos uma experiência um pouco limitada. Tínhamos trabalhado com esse curso apenas fora do Brasil. Chegamos em 2011 ao País e o livro foi lançado em 2012. A partir daí intensificamos o atendimento e a ajuda aos casais. Então, neste livro, nós não só adicionamos capítulos como ajustamos alguns trechos. Por exemplo, a parte que fala da mulher e da ordem nos relacionamentos.

Renato: Também falamos sobre o choque de personalidades no livro, que não é o mesmo, com mais dois ou três capítulos anexos. O 2.0 está totalmente reformulado e atualizado. Realmente é um livro que traz uma visão atual para os relacionamentos.

Por que as pessoas que leram Casamento Blindado devem ler o Casamento Blindado 2.0?

Renato: Com a leitura, além de refrescarem a memória com os ensinamentos que possam ter esquecido com o tempo, elas também vão encontrar novos aprendizados. Elas poderão ler a respeito de situações que não estavam no primeiro livro, como, por exemplo, a questão do relacionamento com os filhos e com as finanças da família, afinal, hoje muitos casais brigam por situações relacionadas ao dinheiro. A importância de você se manter informado quanto às questões dos relacionamentos e como lidar com elas é imprescindível para proteger e blindar seu casamento.

Cristiane: No final do livro colocamos um checklist de manutenção periódica para ter um casamento blindado. Muitas pessoas nos perguntam como conseguimos manter o romance, o amor, o carinho se trabalhamos sempre juntos. Então, escrevemos uma lista de coisas que nós praticamos, bem pessoal, justamente para ajudar os casais a manterem o casamento feliz. Quando a pessoa entra em um ritmo de manutenção, como foi o meu caso e do Renato, cria hábitos que ajudam a manter esse relacionamento.

Renato: Também comentamos a respeito de hábitos que podem ajudar os casais a prevenirem ou detectarem, logo cedo, erros e problemas antes que eles se desenvolvam e se tornem ainda maiores. O leitor saberá como eu e a Cristiane lidamos com essas questões.

O número de divórcios diminuiu nos últimos anos, segundo o IBGE. Fruto de muito trabalho, o movimento Casamento Blindado influenciou essa redução. Como veem esse resultado e o que esperam do trabalho?

Renato: Muitos fatos mostram que o trabalho do A Escola do Amor e do Casamento Blindado previne divórcios. Mas ainda há muito a ser feito. As pessoas, de forma geral, ainda entram no casamento despreparadas, elas estão muito mais preocupadas com o que vai acontecer no dia do casamento do que nos dias seguintes. Isso é um dos grandes problemas. Encontramos muitos casais que nos primeiros meses de união estão pensando em separação. A nossa cultura atual e a facilidade que as pessoas têm para se divorciar colaboram para que seja assim. Gostaríamos que o número de divórcios continuasse diminuindo, mas isso só acontecerá se as pessoas entenderem que essa é uma área sob ataque do mal. A família está sob ataque, assim como a instituição casamento. Se o leitor deseja ter um casamento feliz, precisa cuidar e prestar mais atenção na vida a dois. De tempos em tempos todo casamento é testado e se as pessoas não estiverem preparadas poderão fazer parte das estatísticas em breve.

Cristiane: O sucesso de todo o movimento Casamento Blindado na vida do leitor depende muito da prática. Então, todas as pessoas que fazem o mesmo que nós fizemos, ou seja, colocam em prática o amor inteligente, também podem se tornar referências, como nós somos hoje para tantos casais.

Renato: A pessoa que fizer isso sentirá a alegria que nós sentimos. A nossa maior recompensa não é o número de livros vendidos. Nossa maior recompensa é saber que uma família foi ajudada pelo nosso trabalho.

Deixem uma mensagem aos nossos leitores a respeito da importância do amor inteligente.

Renato: O bom profissional, de qualquer área, nunca relaxa. Ele sabe que a graduação é o começo da carreira e não o fim. E para manter um casamento feliz é necessário que você faça o mesmo: se atualize sempre, esteja antenado ao que está acontecendo, tanto com você quanto com o seu parceiro. Tem que estar atento também ao que vem do lado de fora, às ameaças externas, amizades, família, parentes, amigos, trabalho. Se você não mantiver sua atenção em tudo isso, quando perceber poderá ser tarde e o estrago já estará feito.

Cristiane: O investimento no amor inteligente dá apoio a todos os outros aspectos da vida. Tudo na vida precisa do apoio da família, se você investir no amor inteligente terá a base que lhe dará realização nas outras áreas de sua vida.

Renato: Não basta dizer que sua família é o mais importante em sua vida. Você tem que provar isso cuidando dela, investindo nela, para futuramente não perdê-la.

Adquira seu exemplar. O livro Casamento Blindado 2.0 já está nas livrarias e pode também ser adquirido pelo site: casamentoblindado.com.

Confira na íntegra a entrevista do casal no vídeo abaixo:

imagem do author
Colaborador

Por Ana Carolina Cury / Fotos: Demetrio Koch