Entenda a real importância do batismo nas águas

Saiba quando tomar essa decisão e conheça histórias de quem já passou por essa experiência

Imagem de capa - Entenda a real importância do batismo nas águas

Será que uma pessoa que mentiu a vida toda pode reconquistar a confiança daqueles que ela ama novamente? E um bandido pode se tornar uma boa pessoa perante a sociedade? A resposta é sim. Se eles decidirem se batizar nas águas e mudarem caráter e posturas, tudo pode ser diferente. Você sabe como isso acontece?

Primeiro, é preciso entender que a expressão “batismo nas águas” significa declarar publicamente, ao descer nas águas, a fé em Jesus Cristo. É preciso determinar, decidir abandonar os erros para recomeçar de uma forma diferente, obedecendo às leis de Deus que estão nas Escrituras.

Essa foi uma ordem dada por Jesus. “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.” (Mateus 28: 19-20).

Ele também afirmou: “ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”. (João 3:3). Mas como alguém pode nascer, sendo velho?

Segundo o bispo Leno Luis Rodrigues Cunha é preciso entender que a afirmação sobre a morte da velha criatura é uma simbologia. “Significa dizer que aquela pessoa não existe mais, por exemplo. Aquela que mentia, roubava ou seja qual for o pecado que cometia, deixou para trás aquelas atitudes. Ela deixa de ser alma vivente e passa a ser Espírito vivificante”, explica.

Quem pode se batizar?

O bispo Leno responde que todas as pessoas que têm consciência dos seus pecados devem descer às águas. “Por isso não batizamos crianças, pois elas ainda não têm a consciência do certo e do errado. Outra coisa importante para dizer é que o batismo só vale quando a pessoa está realmente arrependida e quer mudar de fato. Caso contrário, ela apenas ‘se molha’”, ressalta.

Ele conta que, quando era mais jovem, estava em uma festa e sentiu um grande desejo de ir à igreja. “Já havia recusado vários convites de minha mãe que sempre orou por mim. Voltei para casa refletindo e, pela manhã, decidi acompanhá-la ao culto. Lá eu ouvi sobre o batismo nas águas e entendi que havia em mim a necessidade daquele batismo. Sem hesitar, atendi ao apelo do pastor”, revela.

Quando ele se dirigiu para a frente do Altar, algo inesperado aconteceu. “Minha mãe me segurou e falou que eu não estava pronto para assumir esse compromisso, pois era algo muito sério e aquele era meu primeiro domingo na igreja. Mas o batismo não segue uma regra de quanto tempo a pessoa está na igreja. E foi naquela manhã que eu tomei a decisão que mudaria para sempre a minha vida. Me batizei e ali sepultei meu passado. Comecei uma nova história e nunca mais saí da presença de Deus”, relata o bispo Leno.

Exemplo

Você sabia que até mesmo Jesus se batizou nas águas? O Bispo Edir Macedo esclarece em seu livro Aliança com Deus.“João Batista tinha vindo com o propósito de preparar o caminho para o Senhor Jesus. Como o povo de Israel vinha de todos os lados ter com Ele para ser batizado, o Senhor Jesus achou por bem ser batizado também por João, uma vez que, fazendo assim, Ele estaria aprovando essa forma de o povo se aliar com Deus.”

Mudança de hábitos

O verdadeiro batismo só é verdadeiro quando há uma transformação no eu, ou seja, quando há uma nova postura de vida. Elis Regina Riet Braz da Costa, de 43 anos, representante comercial, e Francisco Braz da Costa Junior (foto ao lado), de 36 anos, também representante comercial, contam que tomaram a decisão de se batizar no dia 19 de julho de 2015. “Chegamos juntos à Universal. Estava afastada e não aguentava mais a vida que levávamos. Comecei a assistir à programação na TV e ele, mesmo não gostando, começou a se interessar aos poucos”, destaca Elis.

Francisco estava cansado da vida que tinha. “Nada me deixava feliz. Usei drogas durante 23 anos para tentar preencher o vazio no meu peito, sentia ódio o tempo todo, mentia constantemente, andava com más companhias, dava valor para amizades ruins, ouvia vozes e ficava muito triste e calado constantemente.”

Em uma situação de desespero, ele viu a esposa aos prantos no banheiro e aquela cena o fez questionar a Deus. “A programação da Universal estava passando na TV e clamei em voz alta. Disse que se esse Deus realmente existisse, que Ele mudasse nossas vidas a partir daquele momento. Foi quando peguei tudo o que eu tinha em drogas e bebidas e joguei fora. No mesmo instante senti uma força como nunca havia sentido antes”, afirma.

Elis, naquele momento, estava com hemorragia por conta do excesso do uso de drogas, mas, depois da oração do marido, ela recobrou a consciência. Eles decidiram ir à Universal no dia seguinte. “Nós conversamos com o pastor e entendemos a necessidade do batismo, afinal, estávamos decididos a mudar. Então, naquela data, nos batizamos nas águas. Desde então, nossa vida se transformou”, esclarece a representante.

Eles acabaram com as más amizades e ganharam a paz que não tinham e a felicidade que vem de Deus. “Saí do batistério, o local onde acontece o batismo, renovado e com a certeza de que tudo iria mudar. Meus pensamentos estavam voltados para o Reino de Deus. Não tinha nenhum peso em minha vida, eu estava livre de toda a acusação do passado”, completa Francisco.

Depende de você

Talvez você esteja pensando que não exista mais nenhuma chance. Busque a Deus, entregue o seu pedido de perdão nas águas e saia determinado a fazer tudo diferente. “Saiba que o Senhor Jesus está de braços abertos para lhe ajudar, Ele jamais te condenará pelos seus erros. Entregue-se a Ele verdadeiramente. Uma nova vida espera por você”, completa o bispo Leno.

Depois desse grande primeiro passo, o do batismo nas águas, vem o encontro com Deus e, finalmente, o batismo com o Espírito Santo. Mas esses são temas das próximas matérias. Não deixe de conferir nas próximas edições da Folha Universal.

Saiba mais sobre esse e outros assuntos espirituais na Noite da Salvação, que acontece todas as quartas-feiras, na Universal. Clique aqui para consultar o endereço de uma igreja mais perto de você. Ou converse agora mesmo com um Pastor Online.

imagem do author
Colaborador

Por Ana Carolina Cury / Fotos: Demetrio Koch e Marcelo Alves