E se as suas lembranças ruins pudessem ser anuladas?

Cientistas afirmam que isso é possível, e a Bíblia também. Saiba como

Imagem de capa - E se as suas lembranças ruins pudessem ser anuladas?

Todo mundo já passou por momentos ruins, e isso gera lembranças ruins.

Neste momento, essa frase que você acabou de ler deve ter lhe lembrado de algo. Dependendo de há quanto tempo isso tenha acontecido, é capaz de você sentir até mesmo dores físicas ao lembrar.

Mas e se você pudesse anular essas lembranças ruins? Estudiosos afirmam que isso é possível. Eles descobriram que emoções referentes às lembranças podem ser reescritas, ou seja, acontecimentos ruins do passado podem parecer melhores, como também eventos bons parecerem ruins. O estudo, feito por cientistas do Japão e dos Estados Unidos, foi publicado na renomada revista científica Nature.

Os pesquisadores separaram dois grupos de roedores. Em um deles, os cientistas permitiram que os machos brincassem com fêmeas, criando assim uma memória positiva. Já o outro grupo levou um pequeno e desagradável choque elétrico, gerando uma memória ruim.

Logo após, as cobaias com a memória positiva levaram um choque, enquanto aqueles com a memória desagradável foram conduzidos a fêmeas. E, para surpresa dos cientistas, a emoção gerada pela nova experiência dominou a emoção original, refazendo a maneira como o roedor se sentiu a respeito do acontecimento.

Com essa descoberta, os estudiosos esperam abrir novas possibilidades no tratamento de distúrbios do humor, como depressão ou estresse pós-traumático.

Porém, o que para a Ciência é uma descoberta recente, podemos constatar na Bíblia que é possível há milhares de anos, por meio da fé.

A fé reescreve a nossa história

Ninguém gosta de viver momentos ruins, mas eles são inevitáveis. E por mais que a Ciência descubra maneiras de mudar o que sentimos a respeito deles, eles não deixarão de acontecer.

A Palavra de Deus afirma que tudo coopera para o nosso bem (Romanos 8.28). E esse “tudo” engloba tanto coisas ruins quanto boas.

Podemos aprender com os nossos erros e reescrever uma nova história usando a nossa fé, que é o “firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem” (Hebreus 11.1).

A fé nos faz olhar para frente, crendo que temos um Deus especialista em fazer tudo novo:

“Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo. ” Isaías 43.18,19

Vá e não peques mais

Muitas pessoas têm anulado as suas próprias vidas por causa de erros do passado. Acham que nunca mais vão conseguir ter um futuro como sempre sonharam. Se sentem tão miseráveis que chegam a pensar que para elas não tem mais jeito. Se rejeitam e são rejeitadas pelas pessoas ao redor.

Mas para Deus não existe caso perdido. Aliás, para nos reconciliarmos com Ele é que o Senhor Jesus foi dado em sacrifício vivo:

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus.” 2 Coríntios 5.17-19

O bispo Renato Cardoso destaca que Deus sempre trabalhou com pessoas cujo o passado foi permeado por erros e que não existe santo sem passado e nem pecador sem futuro. “Não deixe que o seu passado nem os seus acusadores o roubem de um brilhante futuro e de uma linda história de superação. Não olhe para eles. Olhe para o que Deus pode fazer em você”, afirma o bispo.

Aqueles que entregaram as suas vidas a Deus, de todo o coração, têm os seus erros apagados e os seus pecados perdoados, e passam a ser uma nova criatura.

Não fique aí preso ao seu passado. Foque no presente e no futuro que Deus tem e pode lhe dar se você usar a sua fé nEle. Entregue-se a Ele e deixe-O fazer tudo novo em sua vida.

Compartilhe essa mensagem em suas redes sociais.

imagem do author
Colaborador

Por Núbia Onara / Foto: Thinkstock