Duas táticas usadas pelo mal para capturar as pessoas

Confira o que a Bíblia diz sobre isso

Imagem de capa - Duas táticas usadas pelo mal para capturar as pessoas

Para capturar as pessoas em sua armadilha, o diabo se utiliza de duas táticas:

1) Apresentar o pecado como algo agradável aos olhos

2) Tornar a prática de um pecado como algo “normal”

A primeira delas podemos observar numa passagem de Adão e Eva na Bíblia: “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” Gênesis 3.6

O pecado do casal, acima de tudo, foi desobedecer a ordem de Deus, que consistia em não comer o fruto da árvore. Eles fizeram justamente o contrário do que Deus havia pedido. O pecado, geralmente, apresenta-se como algo prazeroso. A pessoa persegue o pecado, porque se torna dependente dele e não consegue se libertar desse “vício”:

“Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.” Tiago 1.14

Em consequência, há uma segunda armadilha: essa prática se torna constante na vida da pessoa. Por exemplo, um jovem utiliza uma pequena porção de droga “só para experimentar” ou “para agradar os amigos e fazer parte da turma”. Contudo, o tempo passa e ele insiste em acompanhar as más amizades e em frequentar as fontes do vício.

Conclusão: aquilo, com o passar do tempo, se torna habitual para ele. Porém, não lhe faz bem, porque surgem os problemas de saúde, as brigas em família, a destruição do lar, o desemprego – e isso não é o que Deus deseja para a vida das pessoas.

Então, como lidar com as tentações?

Veja abaixo 3 orientações que vão lhe ajudar a se distanciar delas:

1) Avalie se a sua atitude não está lhe enganando

Há pessoas que agem com boas intenções e acreditam estar fazendo o certo. Porém, o pecado pode vir por meio de um conselho de um familiar ou amigo, por exemplo, ou por meio de uma atitude aparentemente inofensiva. De repente, pode ser algo que diante da lei dos homens não é ruim, mas que, ao mesmo tempo, não é agradável aos olhos de Deus. Como o apóstolo Paulo relata na Bíblia: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” 1 Coríntios 6.12

2) O corpo, geralmente, deseja o que é ruim para o espírito

A tentação vem por meio de algo agradável aos olhos, por isso ela traz a falsa sensação de prazer. Consequentemente, a pessoa deseja colocá-la em prática, deseja se sentir bem. Por isso é sempre importante avaliar se desejamos fazer algo por meio do espírito ou se por meio da carne: “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.” Gálatas 5.17

3) O foco precisa ser constante na Salvação

É importante que a pessoa tenha consciência de que quem vive para Deus não vive para este mundo. O nascido de Deus tem como foco a Salvação: “Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.” Tiago1.12

Se você deseja ajuda e quer conversar sobre os problemas que tem enfrentado, acesse agora mesmo o Pastor Online. Você receberá um atendimento espiritual.

Participe também de um encontro em uma Universal mais próxima de sua casa. Veja o endereço aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Daniel Cruz / Foto: Thinkstock