A depressão e o suicídio na classe médica

Imagem de capa - A depressão e o suicídio na classe médica

No dia 18 de fevereiro último, o Grupo da Saúde promoveu a palestra A depressão e o suicídio na classe médica”, direcionada aos profissionais da saúde.

Em São Paulo, o encontro – conduzido pelo Bispo Eduardo Ribeiro, responsável pelo Grupo da Saúde em todo o Brasil -, aconteceu no 10º andar do Templo de Salomão com transmissão por videoconferência para vários estados.

Uma pesquisa realizada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, para saber o quadro de saúde dos profissionais da área, apontou que mais de 40% dos entrevistados sofrem de estresse e depressão.

A pesquisa foi realizada com 145 profissionais, entre eles enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, com idade média de 44 anos.

Diante disso, o grupo tem trabalhado incessantemente para levar uma Palavra de fé e consolo a esses profissionais. E não somente isso, mas mostrar que por meio da fé é possível vencer essa doença da alma chamada depressão.

Os conflitos que os médicos enfrentam, e que levam muitos deles a cometerem o suicídio ou fazerem uso de antidepressivos, foram um dos assuntos tratados durante a palestra. “Justamente o médico que estudou e dedicou tanto tempo para ‘salvar vidas’ se vê angustiado a ponto de querer tirar a sua própria vida”, lamenta o Bispo Eduardo Ribeiro.

O Bispo destaca que tudo isso é gerado não somente em decorrência da pressão e da cobrança que o médico sofre, mas porque existe uma doença na alma, um vazio que só o Espírito Santo pode preencher.

“E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê, nem O conhece; vós O conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós”, João 14.16:17.

“Para confirmar o versículo tema da palestra, tivemos alguns testemunhos, como o caso de uma médica pediatra, que tinha o sonho de ser médica, mas se apavorou ao se deparar com a morte inevitável de crianças e entrou em depressão. Apenas depois que recebeu o Espírito Santo, o Consolador, encontrou forças para se reerguer, provando a cura da alma”, destaca o Bispo.

A missão do Grupo da Saúde é levar auxílio espiritual a todos os sofridos e aflitos no ambiente hospitalar, sejam eles pacientes, familiares ou profissionais.

Se você deseja ser um voluntário faça seu cadastramento pelo número (11) 99427-0987 (WhatsApp).

imagem do author
Colaborador

Por Jeane Vidal / Foto: Cedidas