Rede aleluia
Falso: Renato e Cristiane Cardoso “entram em conflito” durante live
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Mitos e Verdades | 25 de junho de 2020 - 14:33


Falso: Renato e Cristiane Cardoso “entram em conflito” durante live

Falso: Renato e Cristiane Cardoso “entram em conflito” durante live

Mito: O site de fofocas “TV Foco” publicou, há alguns dias, um texto com o título “Genro de Edir Macedo entra em conflito com a mulher, a destrói ao vivo e anuncia decisão: ‘melhor a gente encerrar’”.

De acordo com a matéria, ao responder a pergunta de uma internauta, o Bispo Renato Cardoso teria exposto “uma situação inusitada sobre o seu casamento com Cristiane”.

“Expondo mágoa da esposa, o pastor (sic) de família continuou expondo a esposa ao vivo e roubou a cena ao escancarar verdade sobre a vida do casal, que era considerada perfeita por muitas pessoas”, relata o texto.

Verdade: O tal “conflito” que o site menciona era, na verdade, uma transmissão ao vivo pela Internet, uma live do programa de aconselhamento de casais “The Love School’, que tem Renato e Cristiane Cardoso como apresentadores, ocorrida em 20/5. Na dinâmica da apresentação, o casal se utilizou das próprias experiências para ensinar como aprimorar os relacionamentos amorosos. Nada além disso.

Uma simples busca na internet sobre o “TV Foco” basta para revelar que se trata de um site especializado em criar fake news para atrair leitores.

A fraude funciona assim: o site captura reportagens alheias sem o devido crédito — o que também pode ser chamado de plágio. Depois, produz textos (de péssima qualidade) que quase sempre ultrapassam o limite dos fatos, criando peças mentirosas, com o único propósito de atrair os cliques dos leitores. Esta prática tem o nome de clickbait, ou “caça-clique”.

Quanto mais enganoso, espalhafatoso e difamatório é o conteúdo publicado, mais pessoas clicam nas notícias mentirosas, mais visibilidade o “TV Foco” ganha na Internet, em sites como o Google e o Google Notícias e nas redes sociais. Com maior relevância, vêm mais cliques e mais dinheiro, uma vez que o site é remunerado pelo número de vezes que os anúncios publicados nele são vistos.

Com essa prática sem qualquer ética, Aaron Tura, o dono do site, vai enriquecendo enquanto difama inúmeras pessoas públicas, empresas e instituições, porque sempre haverá quem consuma esse tipo de conteúdo que produz. Na Imprensa, há relato de que os rendimentos dele chegam a R$ 100 mil por mês.

Mas, desta vez, Aaron Tura também responderá na Justiça pelo crime que cometeu contra a honra de Renato e Cristiane Cardoso.

Aqueles que vivem a fé e os que têm compromisso com a ética, a verdade e o caráter, não podem dar atenção a um site que tem compromisso apenas com a mentira.


reportar erro