thumb do blog Mitos e Verdades
thumb do blog Mitos e Verdades

FALSO: Missão Universal: ajude uma criança angolana a sobreviver mais um dia.

Imagem de capa - FALSO: Missão Universal: ajude uma criança angolana a sobreviver mais um dia.

Mito: Um perfil falso no Instagram, que se identifica ora como @missao778, ora como @missaouniversal, divulgou um vídeo produzido por Inteligência Artificial com imagens de crianças africanas e de um jovem dizendo ter sido recrutado por um pastor do Brasil para levantar fundos contra a fome em Angola através da Missão Universal. A postagem leva a um site onde um vídeo, também gerado por IA, utiliza fraudulosamente a imagem e o áudio de um apresentador da RECORD para reforçar o pedido de dinheiro da suposta campanha, realizada em uma plataforma de financiamento coletivo online. 

 

Verdade: A suposta Missão Universal NÃO é e NUNCA foi projeto humanitário da Igreja Universal em Angola ou em qualquer outro país. São golpistas que utilizam Inteligência Artificial para enganar pessoas bem-intencionadas. Esse tipo de fraude é recorrente, visto que houve muitas outras tentativas através do uso da imagem da Universal, assim como de pessoas públicas em geral. 

A Universal reforça que as pessoas JAMAIS devem se deixar levar por esses anúncios fraudulentos, que se valem de forma perversa do apelo emocional por meio do sofrimento de crianças carentes e que têm uma única motivação: a má-fé para obter vantagens indevidas. A Igreja está denunciando a tentativa de fraude junto à Meta, responsável pelo Instagram e Facebook, e à polícia, para que os responsáveis sejam localizados e punidos. 

Vale lembrar que a Igreja Universal tem amplo trabalho humanitário próprio, através de 15 programas sociais, atuando em 130 nações, inclusive em países da África, NÃO recorrendo, de forma alguma, a campanhas de arrecadação online, como age o perfil falso acima mencionado. As ações humanitárias da Universal, só neste 2025, beneficiaram mais de 19 milhões de pessoas no planeta. 

Ao se deparar com um vídeo FAKE contra a Universal, denuncie aqui e ajude a desbancar fraudes: unicom@universal.org.br. 

imagem do author
Colaborador

UNIcom