thumb do blog Mitos e Verdades
thumb do blog Mitos e Verdades

Falso: Bispo Macedo tem retrato de maçom na parede

Imagem de capa - Falso: Bispo Macedo tem retrato de maçom na parede

Mito: Um quadro que aparece ao fundo em vídeos gravados pelo Bispo Edir Macedo, seria o retrato de Robert Pike, um conhecido maçom norte-americano.

De acordo com o site “Fuxico Gospel”, seguidores do Bispo Macedo nas redes sociais “associaram a imagem ao ilustre membro da maçonaria”.

Verdade: Conforme o próprio Bispo Macedo explicou, o quadro é um autorretrato do pintor holandês Win Van Dijk.

Em um vídeo postado em seu perfil oficial no Instagram, relatou que conheceu o artista e esteve pessoalmente com ele três vezes.

“Ele era um homem de Deus. Na época da perseguição que nós sofremos, chegamos à casa dele para pedir ajuda. E ele me ajudou. A palavra que ele deu se cumpriu, porque ele era cheio do Espírito Santo”, relatou o líder espiritual da Igreja Universal de Reino de Deus.

“Esse autorretrato dele pode representar Paulo, Pedro, João, Moisés, o Profeta. Enfim, não importa quem seja”, ressaltou o Bispo, elucidando que o pintor holandês “não tem nada a ver com a Maçonaria, como eu tampouco tenho a ver com a Maçonaria”.

De acordo com a Enciclopédia de Arte e Cultura Brasileira, Van Dijk nasceu na Holanda em 1915 e morreu no Brasil, na cidade de Petrópolis, onde vivia, em 1990. Ele estudou arte e teologia em Leiden (Holanda), na Academia de Belas Artes e na Universidade de Leiden. Em 1947, foi nomeado 1º Adido Cultural do governo holandês no Brasil, fixando residência no Rio de Janeiro.

A Bíblia era um dos temas recorrentes nas obras de Van Dijk, que teve seus quadros expostos em museus e galerias de arte por todo o mundo.

Assista ao vídeo do Bispo Macedo que explica a origem do quadro, mas também faz um alerta sobre o tipo de curiosidade que mobilizou muitos internautas em torno dessa falsa polêmica:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Autorretrato Wim Van Dük – 1976 – Evangelista Marcos

Uma publicação compartilhada por Edir Macedo (@bispomacedo) em

Esta não é a primeira vez que uma mentira tenta ligar o Bispo Macedo à Maçonaria. A Justiça já foi acionada para que os autores do boato fossem punidos.  Clique no link e leia: https://www.universal.org/mitos-e-verdades/post/bispo-macedo-e-macom/

 

imagem do author
Colaborador

UNIcom