Como fazer o Jejum de Daniel: 21 dias de santificação
Entenda o que é e saiba o passo a passo para realizar esse propósito espiritual
De domingo, 22 de junho, até o dia 13 de julho, estaremos vivendo o Jejum de Daniel em todas as igrejas Universal do Brasil e do mundo. Ou seja, serão 21 dias nos quais estaremos focados em ouvir a voz de Deus e buscar o batismo com o Espírito Santo.
Quem deve fazer o jejum de Daniel:
Diferentemente do jejum tradicional de alimentos, no período do Jejum de Daniel nos abstemos de informações seculares, entretenimentos e tudo aquilo que desvia a nossa atenção das coisas espirituais, como destacou o Bispo Renato Cardoso:
- “Informações que distrai o nosso foco de crescer em Deus, crescer na fé, crescer pessoalmente, vencer as nossas batalhas que somente a fé pode vencer”. O jejum de Daniel é para as pessoas que querem estar mais perto de Deus e para aquelas que ainda não tem o Espírito Santo”, esclareceu.
- “Você vai deixar todas as informações inúteis e focar naquilo que interessa. Você vai evitar as distrações e procurar usar a sua mente para focar nas coisas úteis que vão te levar para perto de Deus. Ler mais a Palavra de Deus, ir mais à igreja, fazer propósitos de oração, acompanhar conosco a oração das 22h30, enfim, comece um propósito para alcançar o batismo com o Espírito Santo. E se você já tem, faça para alcançar uma direção, orientação, saber o que Ele quer que você faça. Qual obra que Deus quer fazer na sua vida que Ele está impedido de fazer porque você não está prestando atenção, você está distraído, não está agindo a sua fé. Busque essa direção através do jejum e você terá, ao final desses 21 dias, a resposta que está buscando”, garantiu.
Neste texto, você vai encontrar um passo a passo sobre como fazer o Jejum de Daniel. Para participar deste propósito, você precisa se poupar de coisas que te distraem para ter mais comunhão com Deus.
O que é o Jejum de Daniel?
É um período para quem deseja se aproximar de Deus. Ele é baseado no propósito que Daniel fez, que está descrito no livro de Daniel, no capítulo 10.
Por três semanas, Daniel fez um jejum para se aproximar mais de Deus e alcançar favor, sabedoria e entendimento e não se alimentou com coisas que eram prazerosas a ele.
Por que fazer o Jejum de Daniel?
Porque é um momento em que você vai mostrar para Deus que Ele é o mais importante em sua vida, por isso, ficará 21 dias jejuando e negando prazeres e entretenimentos que te afastam dEle.
Qual o objetivo?
O principal propósito é receber o Espírito Santo. Ou seja, durante 21 dias, você ficará longe dos prazeres deste mundo para buscar a Ele.
Acima de tudo, o Jejum de Daniel é uma oportunidade para você se aproximar de Deus e começar uma nova vida com Ele.
Passo a passo de como fazer o Jejum de Daniel
Em primeiro lugar, durante 21 dias, é preciso se abster de entretenimento, músicas e notícias seculares. Assim como Daniel não se alimentou de manjares e alimentos desejáveis, você vai deixar de consumir esse tipo de conteúdo, que são prazerosos à sua carne.
Conecte-se com Deus e leia mais a Bíblia, procure conteúdos cristãos que possam alimentar sua fé, durante o período do Jejum de Daniel.
Abra mãos de redes sociais nesse período, exceto e você as usa para trabalhar. Se for o seu caso limite o uso exclusivamente para trabalho. No mais, foque sua atenção nas coisas que irão te aproximar de Deus e levá-lo (a) ao recebimento do Espírito Santo.
O que assistir neste período?
Você pode consumir filmes, séries e documentários que vão lhe ajudar a se aproximar de Deus, a exemplo do conteúdo disponível na plataforma Univer Vídeo.
Faça uma seleção de filmes e séries para assistir durante o Jejum, que tenham uma mensagem de fé e que te ajudem a manter o foco no propósito.
Devo me abster de alimentos?
O Jejum de Daniel é um jejum de informações deste mundo e não de alimentos. O objetivo é que a sua alma seja alimentada com o que vem do Alto. E a matéria-prima de Deus para isso são as palavras dEle. Portanto, mais importante do que abstenção de alimentos, é você pensar em como fará para se aproximar de Deus em seu interior.
Saiba mais:
Ademais, no vídeo abaixo, o Bispo Renato Cardoso explica como é este propósito espiritual: