thumb do blog
thumb do blog

6 transtornos mentais muito comuns e como identificá-los

Depressão, ansiedade, pânico, TOC. Saiba os principais sintomas destas e outras doenças

Imagem de capa - 6 transtornos mentais muito comuns e como identificá-los

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) 30% da população das Américas teve ou terá algum transtorno mental. Além de sintomas emocionais, estas doenças trazem problemas físicos e afetam a qualidade de vida dos que as enfrentam.

Em entrevista com a psicóloga Camila Galhego, listamos seis dos transtornos mentais mais comuns, seus sintomas e origem. Mas, antes de abordá-los, Camila lembra que “é muito importante compreender que existe tratamento para todos eles e que JAMAIS você deve se ver como limitado(a) e sem saída caso se identifique com algum deles.”. Confira abaixo:

Depressão

Na depressão o indivíduo vivencia a tristeza de uma forma permanente. É limitante porque ele tende a paralisar sua vida em várias áreas reforçando este estado emocional. Geralmente, além da tristeza constante, também estão presentes os seguintes sintomas: desânimo constante, alteração do peso, falta de prazer na vida, cansaço persistente, falta de concentração, isolamento social, pensamentos negativos em relação a si e ao futuro e insônia.

Dentre as causas da depressão estão fatores genéticos e ambientais. Algumas pessoas já tem predisposição a desenvolver os sintomas da depressão por conta de traumas vividos na infância. São pessoas mais vulneráveis em lidar com situações difíceis na vida, menos resilientes por falta de estrutura interna que não foi desenvolvida em seu meio inicial.

Transtorno Bipolar

Caracteriza-se por variações de humor que são mais evidentes e mais perturbadoras do que os altos e baixos normais do dia a dia. Costumamos dizer que a pessoa que sofre de bipolaridade oscila entre 2 polos emocionais: depressão e mania (tudo sentido de forma muito intensa).

O polo da depressão engloba: tristeza profunda, choro fácil, cansaço constante, falta de energia, falta de interesse nas atividades, insônia, esquecimentos, falta de concentração, baixa autoestima, inatividade e pensamentos sobre morte e suicídio.

O polo da mania engloba: menor necessidade de sono do que o habitual, pensamentos rápidos e agitação, falar muito mais que o normal, atitudes impulsivas, aumento de energia, ansiedade excessiva, aumento elevado da autoestima.

O transtorno bipolar tem origem biológica e ambiental. Na maioria dos casos, são pessoas que vivenciam muitos estressores desde a infância, na qual essas experiências modificam o funcionamento do cérebro do indivíduo. A pessoa que sofre desse mal não controla quando irá acordar mais deprimida ou mais acelerada. A mudança do seu humor não depende de situações e sim do seu próprio funcionamento interno, diferente da depressão.

Transtorno do pânico ( TP)

A ansiedade normal surge quando estamos de fato em uma situação de perigo ou quando vamos vivenciar algo novo. Já a ansiedade patológica é quando não há nenhum perigo em volta, só na mente da pessoa.

No transtorno do pânico a pessoa costuma sentir a ansiedade de forma muito mais intensa do que o que consideramos normal. Ela apresenta crises de ansiedade, sente taquicardia, calafrios, dor no peito, enjoo e sensação de desmaio.

Há um ciclo reforçador das crises na vida da pessoa justamente porque ela começa a ter medo de tê-las novamente. Com essa hipervigilância, o próprio corpo já se prepara para ter as mesmas sensações.

Geralmente, a origem do transtorno do pânico começa diante de alguma situação traumática em que a pessoa de fato experenciou esses sintomas.

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

A pessoa com TAG passa o dia se preocupando com tudo (mais do que o que consideramos normal). É caracterizada por preocupações excessivas e crises de ansiedade no dia a dia.

Costumam ter uma percepção de vulnerabilidade em relação a si mesma, uma ideia de que o mundo é perigoso e que tudo precisa ser controlado para não acontecer o pior. Precisam de uma certeza absoluta sobre tudo e por isso querem “resposta para tudo”.

O TAG tem origem ambiental, ou seja, a pessoa “herda” essa forma de viver de alguém da própria família. Alguém que já era muito preocupado(a) e passa a visão para a criança de que é necessário sempre prever o “pior”.

Fobia Social (FS)

A pessoa que sofre de fobia social sente ansiedade quando está em contato com outras pessoas. São receosas por sofrerem de baixa autoestima e ter medo do julgamento alheio. São autocríticas consigo e acham que todos também a vão criticá-la e humilhá-la. Costumam viver isoladas e sem amizades, por isso, tendem a desenvolver episódios de depressão justamente por se privarem de vida social. Também não conseguem desenvolver na vida profissional por dificuldades relacionais.

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

O TOC é um transtorno em que o indivíduo sofre diariamente com obsessões e compulsões:

Obsessões são pensamentos e imagens intrusivas que atormentam a mente da pessoa e a mesma se sente coagida a fazer uma série de “rituais” para tentar aliviar essas obsessões. São como ordens que a pessoa precisa cumprir para se sentir melhor.

As compulsões são justamente ações repetidas que a pessoa faz toda vez que a sua mente está tomada por obsessões.
As obsessões se diferenciam de um pensamento comum porque costumam ser algo mais invasivo e com conteúdos angustiantes e repetitivos que não vão embora tão facilmente.

Os TOCS mais comuns são: de limpeza e contaminação (pessoas que precisam perder horas limpando tudo), de verificação (pessoas que passam o dia fechando portas e janelas várias vezes), observando tudo nos detalhes, acumuladores de objetos, entre outros.

O TOC é um transtorno que leva os seus portadores a exaustão, uma vez que não temos o controle total das obsessões. Sua origem costuma ser puramente biológica. Geralmente outra pessoa da família também apresenta o mesmo transtorno.

Próximo passo:

Caso você se identifique com um ou mais deles, procure ajuda médica e conte com o “Depressão tem Cura” para receber apoio.

Caso queira conversar com um agente do bem, acesse o WhatsApp (11) 3573-3662.

imagem do author
Colaborador

Time DTC / Fotos: iStock