thumb do blog Cristiane Cardoso
thumb do blog Cristiane Cardoso

Reis e rainhas sem reinado

Saul rejeitou a palavra do Senhor e, apesar de continuar reinando por mais 40 anos, ele tinha só o título. Entenda

Imagem de capa - Reis e rainhas sem reinado

“Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho transgredido a ordem do Senhor e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos à sua voz. Agora, pois, rogo-te perdoa o meu pecado; e volta comigo, para que adore ao Senhor. Porém Samuel disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, já te rejeitou o Senhor, para que não sejas rei sobre Israel. E virando-se Samuel para se ir, ele lhe pegou pela orla da capa, e a rasgou. Então Samuel lhe disse: O Senhor tem rasgado de ti hoje o reino de Israel, e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu.” 1 Sm 15:23-28

Saul continuou reinando por mais de 40 anos, mas tinha só o título, assim como muitos que saem por aí esbanjando o título como se ainda tivessem qualquer relação com Deus. Para Deus, não só perderam a unção, mas, também, foram rejeitados.

Podem “pedir perdão” como fez Saul, mas o fazem da boca para fora, porque acabam “rasgando” as vestes dos escolhidos de Deus, portanto, são rejeitados juntamente com todos os seus. Ninguém da linhagem de Saul herdou nem o reinado, nem muito menos a unção… nem a filha que se casou com um ungido de Deus (Mical). Rebeldia é igual a feitiçaria e obstinação (apego forte e excessivo às próprias ideias ) como a idolatria. Cuidado!

PS: Samuel nunca mais teve contato com Saul

imagem do author
Colaborador

Cristiane Cardoso / Foto: Getty Images