thumb do blog Cristiane Cardoso
thumb do blog Cristiane Cardoso

Hábitos ruins

Imagem de capa - Hábitos ruins

O ser humano tem vários hábitos ruins, mas talvez o pior deles é a facilidade de se enganar e como agravante, ele faz isso com tanta frequência que por vezes perde totalmente a consciência disso.

A dieta é um exemplo clássico. Já reparou que dieta só se começa segunda-feira, ou primeiro de janeiro? Psicologicamente, a pessoa está começando algo novo e por isso precisa começar no início da semana ou do ano. O problema é o que ela não diz para ninguém, mas que está no seu íntimo: ela quer comer muito e de tudo no fim de semana ou final do ano. Aí ela começa a dieta já com dois quilos a mais e quando perde aqueles dois quilos na primeira semana, já se dá como satisfeita e para com a dieta.

Próximo passo do auto engano é dizer que não consegue perder peso, que já tentou de tudo, que uma uva engorda, que só de olhar um pão, já ganhou um quilo etc. E assim cria uma antipatia com a balança, que coitada, não consegue mentir, e para de usá-la “melhor não saber o meu peso, assim não me estresso com isso” e assim ela pode se enganar mais um pouquinho dando uma ótima justificativa para si mesma “eu não sei se engordei, não me pesei mais”.

Patético.

Que tal encarar a verdade?

Primeiro, você tem sobrepeso, sua saúde está vulnerável por isso, e a comida não voa – é você que tem feito por onde para estar assim. Mas você não quer perder peso porque sabe que terá que sacrificar tempo para academia e o seu olho grande com relação às comidas que não fazem bem a você. E isso significa que você não ama o seu corpo, que também é o Templo do Espírito Santo.

Não é vestindo roupa preta que você vai resolver o seu problema e sim aceitando essa verdade a respeito de si mesma e decidindo hoje mesmo mudar de vida.