thumb do blog Cristiane Cardoso
thumb do blog Cristiane Cardoso

A vida não só exige coragem para enfrentar as batalhas

Leia e medite na mensagem de hoje

Imagem de capa - A vida não só exige coragem para enfrentar as batalhas

Essas tantas batalhas que vamos ver na série Reis representam as nossas. A vida é violenta, e não só exige coragem para enfrentá-las, mas perseverança.

A história de Davi é a história de Israel, que é a história do ser humano. Na época em que Deus escolheu a Abraão, o patriarca dessa nação, Ele o escolheu e o tirou do meio de povos que não criam nem se importavam com Ele.

Aliás, povos que faziam tudo contra Deus, igualzinho o mundo hoje. Ele separou Abraão de todos, até da própria parentela, para que ele pudesse começar um povo diferente, que daria importância à própria consciência, separando o que é certo do que é errado.

E Abraão gerou a nação de Israel, que mais tarde se misturou com a cultura dos egípcios, se afastando assim de Deus. Adivinha o que acontece quando você se afasta do bem? Pois é. O povo foi escravizado e Deus, na Sua misericórdia, levantou Moisés e os tirou do Egito, levando-os de volta para as terras que deu a Abraão.

E mais uma vez o povo se contaminou com a idolatria das nações vizinhas. Deus, pacientemente, levantou vários juízes para os corrigir, até chegar a Saul e Davi que, como reis, eram para ajudar o povo a caminhar nos princípios dEle e não se contaminar com as nações vizinhas de novo.

E para isso, advinha o que tinha que ter? Guerra, pois as nações vizinhas não aceitavam que esse “povinho” (aos olhos deles), que não servia aos seus deuses, existisse. Assim como o mundo, que odeia o cristão. Sim, olha para quem obedece a Palavra como pessoas quadradas e bitoladas.

E essa é a nossa guerra de todos os dias, não com armas nem com violência, mas com o nosso coração; mantê-lo limpo, sofrer as injustiças e as calúnias de boca fechada, e orar pelos nossos inimigos, como o nosso Salvador nos ensinou.

Quando você assistir a série, agora, entenda-a com esses olhos.

É questão de sobrevivência espiritual.

Dia 17 tá chegando!

imagem do author
Colaborador

Cristiane Cardoso