Você sabe o que são lesões por Esforço repetitivo?

Pessoas que fazem movimentos repetitivos por longos períodos podem ter inflamações e lesões nas mãos, ombros, braços e articulações. Saiba como se prevenir e conheça os seus direitos

Imagem de capa - Você sabe o que são lesões por Esforço repetitivo?

Você já teve dores nos pulsos, ombros, braços, nas mãos e articulações depois de repetir alguns movimentos por um longo período, sem descanso? Atenção: esse desconforto pode estar relacionado a uma lesão por esforço repetitivo (LER), síndrome que envolve lesões no sistema musculoesquelético e podem levar a uma série de doenças, como tendinite, bursite, dedo em gatilho e lombalgia, entre outras. Se não forem tratadas, essas doenças podem levar à perda de capacidade funcional da área afetada.

Marcos Mônico Neto, fisioterapeuta e professor afiliado do departamento de Biociências da Universidade Federal de São Paulo, explica as causas do problema: “todos os nossos tecidos, principalmente músculos, tendões e ossos, sofrem microlesões conforme os movimentos do corpo acontecem e cada um deles precisa de um tempo para se recuperar. Se o estímulo é superior à capacidade do tecido suportar ou se o tempo dado para o tecido se regenerar não é suficiente, podem aparecer inflamações, rupturas e lesões do tecido”, esclarece.

Além do esforço repetitivo, os quadros de LER podem estar relacionados à postura inadequada e a movimentos que exigem muita força para execução. “Há lesões relacionadas ao desgaste cartilaginoso. Quando a pessoa passa muitas horas sentada, as cartilagens do joelho ficam em contato e isso pode gerar desgaste precoce. Outras lesões ocorrem quando a pessoa passa muito tempo na mesma posição e o músculo fica fatigado, sobrecarregado e começa a doer. Essas atingem geralmente a região cervical e torácica, a coluna”, acrescenta.

Como evitar
Marcos Mônico Neto afirma que a prevenção envolve descanso, alimentação adequada, postura correta, controle do estresse e fortalecimento do corpo com atividade física. “Intervalos periódicos durante os movimentos repetitivos são extremamente importantes. Além disso, o tecido precisa estar preparado para suportar a tensão, bem hidratado e com níveis de colágeno adequados. Assim, é importante se alimentar bem, ingerir proteínas diariamente e praticar exercícios físicos regulares.”

Seus direitos
No Brasil, a lesão por esforço repetitivo é considerada uma doença ocupacional, ou seja, é equivalente a um “acidente de trabalho” e sua ocorrência deve ser reportada aos órgãos competentes. Para minimizar os riscos de LER, as empresas brasileiras devem seguir uma série de recomendações definidas na Norma Regulamentadora 17 (NR17).

A norma determina as condições do ambiente, de equipamentos e do mobiliário para a realização do trabalho, bem como condições para levantamento, execução de atividades e transporte de materiais. Trabalhadores acometidos por LER podem mover ação judicial contra a empresa, caso haja omissão ou falta de fornecimento de condições adequadas de trabalho.

imagem do author
Colaborador

Rê Campbell / Arte: Edi Edson