Youtuber vegana é filmada comendo peixe e tem carreira destruída

Você acredita em tudo o que os influenciadores digitais dizem? Entenda por que eles, muitas vezes, mentem

Imagem de capa - Youtuber vegana é filmada comendo peixe e tem carreira destruída

Um filé de peixe foi capaz de destruir a reputação de uma youtuber muito famosa dos Estados Unidos e da América Latina. Isso porque a celebridade em questão fez sucesso ao afirmar que é crudovegana, ou seja, só come alimentos crus, sendo que nenhum tem origem animal.

O nome dela é Yovana Mendoza Ayres, mas ficou famosa pelo artístico Rawvana. Ela tem apenas 20 anos de idade e é conhecida como a “Imperatriz do Veganismo”. Sua carreira foi construída nas redes sociais Instagram, Youtube e Facebook. Desde 2013 ela transmite vídeos, fotos e dicas de como ser vegana e permanecer saudável e bonita.

O problema é: Rawvana não era saudável nem vegana.

O vídeo que desmascarou a youtuber

Rawvana estava viajando pela Indonésia quando uma amiga postou um vídeo de poucos segundos. Sem que percebessem, as garotas mostraram no vídeo o prato da youtuber com um filé de peixe.

Foi o suficiente para milhões de pessoas questionarem a atitude de Rawvana. Afinal, ela ganhou muito dinheiro dizendo ser vegana. Milhões de seguidores da internet passaram a criticar a moça. Em resposta, ela postou um vídeo onde diz:

“Sinto muito pela maneira como descobriram sobre a minha recente mudança de dieta. Comecei a incluir alimentos por causa das minhas condições de saúde”.

De acordo com a youtuber, sua saúde está deteriorada há alguns anos, mas só em 2019 passou a comer peixes e ovos por recomendação médica. Sua dieta causou anemia, desajuste hormonal e seu intestino está cheio de bactérias prejudiciais. Até mesmo seu ciclo menstrual foi interrompido.

Com a imagem de vegana destruída, ela também perdeu a imagem de jovem saudável. Ou seja: tudo o que vendeu nos últimos anos foi mentira.

Muitos de seus patrocinadores a abandonaram nos últimos dias. Pessoas pedem de volta o dinheiro que pagaram em livros.

Mas uma pergunta permanece: se ela não é saudável há anos, por que continuou influenciando seus seguidores a fazerem as mesmas dietas insalubres?

Influenciando mal

Ser vegano faz bem para a saúde, de acordo com a própria Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas é preciso ter acompanhamento nutricional para que os valores nutricionais da carne sejam substituídos devidamente.

youtuberO problema de Rawvana é que ela utilizava essa bandeira para vender dicas que fazem muito mal para a saúde. Entre seus vídeos e livros é possível encontrar fórmulas para perder cinco quilos em 20 dias, jejuns como ficar sem beber água por 25 dias, sucos detox que rejuvenescem e outras tantas mentiras perigosas.

Mas o que ela ganhava com tudo isso? Dinheiro.

O mercado dos influenciadores digitais gera bilhões em lucros. Marcas multinacionais pagam para celebridades digitais fazerem propagandas de seus produtos. Tudo com o intuito de enganar os fãs e fazerem eles seguirem as dicas.

Conforme a nutricionista Rhiannon Lambert disse ao jornal britânico The Telegraph, a cada dia aumenta o número de pessoas com distúrbios alimentares. Decerto causados por quem segue conselhos de pessoas como a youtuber Rawvena.

São pessoas sem formação em Nutrição ganhando dinheiro às custas da saúde de seus seguidores. O caso de Rawvena ofende o veganismo. Mas, mais do que isso, desmascara novamente a vida mentirosa que a maioria dos influenciadores digitais levam.

E você, acredita em tudo o que os youtubers dizem?

Para entender mais sobre o dinheiro envolvido nas redes sociais desses influenciadores, clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Imagens: Reprodução Facebook @rawvana