Oportunidade de cursos profissionalizantes para detentos

Atividade profissionalizante é promovida pela UNP, dentro da unidade prisional de Santa Maria, no Rio Grande do Sul

Imagem de capa - Oportunidade de cursos profissionalizantes para detentos

A Universal nos Presídios do estado do Rio Grande do Sul deu início à primeira turma do curso profissionalizante de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, dentro da Penitenciária Estadual de Santa Maria (PESM).

O curso, com duração de 60 horas, teve início em novembro do ano passado e está previsto para ser concluído em maio deste ano.

Além da oportunidade de aprender uma profissão, os 12 alunos que compõem a turma participam, semanalmente, de um estudo bíblico. Ademais, ainda contam com o benefício da remissão de pena.

Entretanto, o curso é apenas uma extensão do trabalho evangelístico realizado toda semana na unidade, que abriga cerca de 900 presos.

Às segundas e sextas-feiras é realizado o trabalho de evangelização com os todos os internos, por meio de uma reunião é realizada na quadra, no horário do banho de sol dos apenados.

Batismo nas águas

Por causa de tamanha dedicação, os frutos desse trabalho já estão sendo colhidos. Dos 12 alunos que participam do curso, 9 já se batizaram nas águas.

O batismo foi realizado em 21 de dezembro último, pelo pastor Venino Aragão de Souza, responsável pela UNP no estado.

Posteriormente, o Chefe de Manutenção e Agente Penitenciário Ângelo Tasca falou da importância do trabalho realizado pela UNP dentro da unidade:

“É de suma importância este trabalho que vem sendo realizado na PESM pela UNP. Essa parceria proporciona aos apenados uma valorização humana e intelectual.  Eu só tenho a agradecer à Igreja Universal por toda dedicação a esta Penitenciária e às demais”, declarou.

Regis Adriano da Silva, um dos alunos que se batizou, também fez questão de registrar o seu agradecimento:

“Este momento representa para mim a morte do velho Regis. Além disso, a renovação dos meus votos e do meu pacto com Deus. O meu desejo é levar a Palavra de vida para as outras pessoas também. Tem muitos aqui dentro sedentos espiritualmente. Quero também aproveitar para dizer que a UNP quebra barreiras”, finalizou.

Assistência também aos familiares

A saber, o trabalho da UNP não visa atender apenas os detentos. Ele também é voltado para os familiares dos internos e para os servidores públicos, que também necessitam de apoio emocional e espiritual.

Por isso, duas vezes por mês, os voluntários preparam cafés da manhã. Realizam também momentos de meditação e oração com todos eles.

Para saber mais sobre ações realizadas pela UNP em todo o Brasil acompanhe a página oficial do grupo no Facebook.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: cedidas